Helio Lourenço: a história do reitor cassado pela ditadura vai virar livro

Helio Lourenço: a história do reitor cassado pela ditadura vai virar livro

Na sexta-feira, 4, será lançada obra em comemoração ao centenário de nascimento do professor da USP de Ribeirão Preto

Será lançado, na próxima sexta-feira, 4, o livro "Helio Lourenço – Vida e Legado", em comemoração ao centenário de nascimento do professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Como autores; seu filho e professor, Ricardo Brandt de Oliveira, da FMRP, e a jornalista Regina Prado.

A obra reúne as histórias, cartas e documentos do professor que foi cassado pelo Ato Institucional Número 5 (AI-5). Lourenço foi forçado a se exilar do País com parte de sua família ao final da década de 1960, quando iniciou trabalho pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unesco, no Oriente Médio e África, por dois anos. Em 1980, com a abertura política no Brasil, voltou para a Universidade.

O professor nasceu em Porto Ferreira e graduou-se em Medicina, Ciências Sociais e Filosofia. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Departamento de Clínica Médica da FMRP. Liderou a reforma universitária na USP em 1968 e, em sua homenagem, o documento foi chamado de Estatuto Helio Lourenço.

Serviço
Quand
o: Sexta-feira, 4, às 14h
Onde: Espaço de Eventos do Bloco Didático da FMRP, campus da USP de Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.


Foto: Divulgação - Jornal da Usp

Compartilhar: