Pesquisadores lançam livro sobre o fotógrafo Araquém Alcântara, em Ribeirão Preto

Pesquisadores lançam livro sobre o fotógrafo Araquém Alcântara, em Ribeirão Preto

Por meio de um olhar discursivo, a obra reúne textos de poetas, filósofos e linguistas que contemplam as imagens captadas pelo fotógrafo

Os professores João Flávio de Almeida e Lucília Maria Abrahão e Sousa, lançam, nesta sexta-feira, 13, o livro intitulado de “A errância do instante – Fotografias de Araquém Alcântara em discurso”.  

A obra publicada pela Pontes Editores, com 320 páginas, reúne textos de poetas, pensadores, filósofos e linguistas, que acompanham, a partir de um olhar emocionante e reflexivo, as imagens captadas por Araquém, fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente e um dos percursores da fotografia ecológica no Brasil. O livro conta com a participação de  seis vencedores do Prêmio Jabuti.

“As fotografias e textos celebram a vida no instante presente, no agora, no que a vida é. A vida deixa de ser um meio, e passa a ser o próprio fim, a finalidade, uma celebração do vivo dentro de um ambiente vivo no instante, presente agora, sem negar o instante presente da vida”, comentou Almeida.  

As fotografias de Araquém unem poesia imagética com o amor pela vida, criticando a maneira com que o ser humano sabota o cotidiano, e não celebra a vida, buscando apenas satisfazer as próprias necessidades.

"Esse é um livro que denuncia todo o discurso de subjugação, de dominação da natureza, dominação do ser humano sobre outros seres humanos. Ele celebra a vida denunciando o desejo humano de controle de competição e dominação do ser humano que não consegue viver de forma harmônica com nada, e que quer destruir tudo. Não precisamos ser inimigos da natureza, ela nunca foi inimiga da gente", concluiu  professor.

O lançamento será realizado às 19h via Google Meet, na recepção de jornalismo da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). 

Lucília Maria Abrahão e Sousa

Lucília é professora livre docente em Ciência da Informação pela USP e possuí doutorado em Psicologia pela mesma instituição. Dá aulas e orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de supervisionar pós-doutorados. 

João Flávio de Almeida

É publicitário e professor pela Unaerp.  Doutor pelo programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, UFSCar. Pesquisa em Filosofia da Linguagem e Teoria do Conhecimento a partir da Análise do Discurso Francesa


Imagem: Arquivo Revide

Compartilhar: