Projeto educativo de Ribeirão Preto é contemplado pelo Proac
Todos os episódios já foram gravados e serão disponibilizados até o final de agosto no YouTube.

Projeto educativo de Ribeirão Preto é contemplado pelo Proac

O espetáculo de arte, música e poesia, disponível no Youtube, será apresentado nas escolas de Ribeirão Preto, conforme a redução dos riscos da Covid-19

Um projeto cultural idealizado por educadores e artistas de Ribeirão Preto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultura (Proac) do governo do Estado de São Paulo. A série de oito episódios, “Histórias Avoadas da Menina Passarinho”, baseada nos livros “Revoada de Versos”, de André Luis Oliveira e Marciano Vasques, e “Histórias Avoadas”, de André Luis Oliveira e Arnaldo Junior conta com a participação de artistas e educadores da região de Ribeirão Preto.

A produção é assinada por Gracyela Gitirana, atriz e educadora, com a parceria de Nadine Morais, musicista. Os episódios são disponibilizados aos sábados no canal do YouTube da Menina Passarinho.

Com muita música, poesia e arte, cada episódio traz uma mensagem diferente para as crianças sobre a relação dos seres humanos com a natureza. De maneira pedagógica e acessível, o projeto promove a interatividade, com tradução em libras e sugestões de brincadeiras e atividades, para que, depois de assistir, as crianças possam se divertir e aprender. Todos os episódios já foram gravados, e serão publicados até o final de agosto.

A contação de histórias é dramatizada e aborda as aventuras de duas amiga, a Menina Passarinho, interpretada por Nadine, e a Caçadora de Gaiolas, feita por Gracyela, que juntas destroem gaiolas e prisões, concretas ou imaginárias, com a música, a poesia, a literatura e a arte. “Eu idealizei o projeto, mas ele não é só meu, ele é de todo mundo, porque foram muitas as contribuições, e ele foi se transformando e crescendo”, contou a educadora.

Arnaldo Júnior, escritor de um dos livros e roteirista do programa, conta que roteirizar o espetáculo foi como escrever um novo livro. “São oito episódios que têm que compor as poesias e as canções, com um enredo que tenha começo, meio e fim”, disse o escritor. Ainda de acordo com o roteirista, a ideia passada pelo programa é a de união, “o espetáculo vai mostrar um pouco disso, do entrosamento entre nós humanos e nossos outros irmãos da natureza. Estamos todos interligados, somos todos uma coisa só, essa é a mensagem principal, a ligação com a natureza, e não o divórcio”, acrescentou.

Já para o orientador pedagógico André Luis Oliveira, também escritor dos livros que serviram de inspiração ,o fundamento da série é o resgate da leitura. "Cada poema tem em si sua beleza, seu encantamento, mas eu acho que a mensagem principal é cantada na música de apresentação, a questão do empoderamento através da poesia e da leitura”, declarou o orientador. Além disso, ele aborda sobre a necessidade de algo mais espetaculoso para que a nova geração se interesse pela literatura, “então, todos esses elementos acabam trazendo, sem dúvida nenhuma, o leitor para mais próximo do livro, da biblioteca e do mundo literário”, complementou André.

Com o auxílio do Proac, o projeto pôde contratar uma equipe. Contou com a orientação artística de Ademir Apparício Júnior, a roteirização por Arnaldo Junior, um dos escritores do livro Histórias Avoadas, a orientação pedagógica por André Luis Oliveira, escritor dos dois livros Histórias Avoadas e Revoadas de Versos, a ilustração e cenografia por Renato Andrade, ilustrador dos livros, a produção e o audiovisual por Vinicius Eduardo Simião da Silva, a figuração por Sheyanne Parreira, a produção executiva por Rivhard Barros, a assessoria de imprensa pelo verbo assessoria, e para a tradução em libras, Sarah Leite e Janaina Cabello.

Durante o desenvolvimento da série, Gracyela conta que houve muitos desafios, principalmente devido a pandemia. O projeto conta com apresentações em modelo presencial em várias escolas de Ribeirão Preto, no entanto, com a necessidade do distanciamento social, a equipe achou prudente se apresentar em uma única escola até os riscos se tornarem menores para todos. Além disso, para maior segurança, a equipe de gravação também foi reduzida.

Sobre os livros

Os dois livros que serviram como inspiração para o espetáculo, tratam da natureza, as aves brasileiras e a relação com o ser humano de forma leve, poética e descontraída. Para André Luís Oliveira, escritor dos livros, o “Revoada de Versos” é mais aprofundado no lirismo, diferentemente do “Histórias Avoadas” que, segundo o autor, tem uma pegada mais divertida.

Segue abaixo as sinopses dos livros:

“Histórias Avoadas”, de André Luis Oliveira e Arnaldo Junior.

“A diversidade da fauna brasileira é uma das maiores do mundo, com milhares de espécies de aves. Pensando nisso, André Luis Oliveira e Arnaldo Junior criaram estas fábulas poéticas para que as crianças possas ter a oportunidade de conhecer mais de perto essa riqueza, ao mesmo tempo que mergulham, ou melhor, alçam voo pelo universo da leitura e da poesia”.

“Revoada de Versos”, de André Luis Oliveira e Marciano Vasques.

"Revoada de Versos, nos tira do chão. Somos levados pela pulsante poesia de André Luís Oliveira e Marciano Vasques, com ilustrações também poéticas de Renato Andrade. Nos sentimos pássaros aprendizes e na tentativa do voo exercitamos a vida".


Foto: Vinicius Barros

Compartilhar: