Projetos Alma e Música Criança realizam produção com cerca de 250 alunos em Ribeirão Preto
Projetos Alma e Música Criança realizam megaprodução com cerca de 250 alunos

Projetos Alma e Música Criança realizam produção com cerca de 250 alunos em Ribeirão Preto

Os alunos tocaram a música O Trenzinho do Caipira, do compositor Villa-Lobos

Os alunos da Academia Livre de Música e Artes (Alma) e do projeto Música Criança, realizaram uma megaprodução em vídeo e áudio da música O Trenzinho do Caipira, do compositor Heitor Villa-Lobos, com arranjos produzidos pelo professor José Mário Cesário Matsumoto.

As gravações foram feitas na Tulha da Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto, no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, e na Escola Municipal Adelaide Garnica. Essa iniciativa teve a participação de cerca de 250 alunos dos projetos, que foram organizados em grupos, núcleos e níveis (iniciante ao intermediário), buscando cumprir os protocolos de segurança para conter a transmissão do coronavírus.

O objetivo da gravação e arranjos é contar a história da música com a demonstração de sons variados, e contemplar os níveis pedagógicos de cada aluno. “O público vai ter contato com elementos visuais e sonoros, através de uma obra prima de um compositor brasileiro (Heitor Villa-Lobos), contada com simplicidade e mantendo a essência da composição original”, explica Ladson Bruno, coordenador pedagógico dos projetos sociais.  

Além de apresentar o resultado das aulas do primeiro semestre desde ano, a produção foi elaborada para alinhar os projetos. “Esta apresentação reúne a interação de três projetos diferentes, os dois núcleos da Alma (núcleos 1 e 2) e ainda os alunos do Música Criança, somando a integração de três cidades, Ribeirão Preto, São Joaquim da Barra e Guará”, finaliza Ladson. 

A transmissão da composição vai ser realizada às 18h da próxima quarta-feira, 30, nos canais do Alma e do Música Criança no Youtube.

Alma

Neste ano, as atividades da Alma no núcleo Ribeirão Preto, estão sendo mantidas pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com patrocínios das seguintes empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A. Açúcar e Álcool; Sinfonia – GasBrasiliano; Suíte – Savegnago Supermercados, Tereos e Usina Vertente; Ária – Santa Helena Indústria de Alimentos. 

Já as atividades da Alma, núcleo de São Joaquim da Barra e Guará, estão sendo mantidas pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Governo Federal, via Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, com o patrocínio das seguintes empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A. Açúcar e Álcool; Sinfonia – Interunion; Suíte – GSInima Ambient. Além disso, a Alma conta com outros patrocínios da GSInima Ambient, Foz de Jeceba Engenharia Ambiental, Interunion e Luiz Tonin Atacadista e Supermercados. 

Música Criança

O projeto Música Criança é mantido pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Governo Federal, via Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, com proponência da empresa Ars Galon e patrocinado pelas empresas: Beira Rio Agroindustrial, Usina Alta Mogiana S/A., Venturoso, Valentini & Cia Ltda, Busa Indústria e Comércio de Máquinas Agrícolas, GSInima Ambient e Foz de Jeceba Engenharia Ambiental.

Esse projeto é abrigado no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, onde funciona na Casa do Menor Santa Lúcia, e conta com a parceria da Joia Fraternal Jorge de Lollo e apoio pedagógico do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), por meio do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM-USP). 

 


Imagem: Vinícius Barros

Compartilhar: