Sesc apresenta espetáculo que discute o nacionalismo
Sesc apresenta espetáculo que discute nacionalismo

Sesc apresenta espetáculo que discute o nacionalismo

Projeto apresenta mensalmente uma performance com artistas locais e um espetáculo de dança com companhia convidada

O Sesc Ribeirão Preto apresenta nesta quinta-feira, 9, o espetáculo de dança “Médelei – Eu Sou Brasileiro (ETC) e não Existo Nunca”, escrito por Fabiana Dultra Britto e com Cristian Duarte e Cia. A peça toma como ponto de partida o slogan da campanha publicitária do Governo Federal, veiculada na televisão brasileira em 2004.

O grupo questiona o apelo emocional moralista contido no slogan e a própria noção de nacionalismo, propondo discutir a ideia do corpo como suporte. O espetáculo integra o “Dança em Dobro”, projeto que, mensalmente, oferece ao público duas apresentações de dança: uma performance com companhia/artista local seguida de um espetáculo com companhia convidada.

Para isso, desafia o elenco a exercitar sua adaptabilidade a diferentes referências culturais na mesma velocidade com que se troca de estação de rádio. E desafia a plateia a consolidar uma noção de “ser brasileiro” nos 60 minutos de duração do espetáculo.

O título “Médelei” é uma adaptação bem-humorada do inglês ‘medley’, ou seja, uma mistura de vários estilos de música e dança no palco. A concepção e direção ficou a cargo do premiado coreógrafo Cristian Duarte, que também divide a criação e performance ao lado dos bailarinos Sheila Arêas, Tarina Quelho e Eros Valério.

“Médelei” foi contemplado pelo Prêmio Estímulo de Dança de 2005, da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado de São Paulo, e pelo Prêmio Funarte Petrobras de Fomento à Dança – Lei de Incentivo à Cultura – Governo Federal.


Foto: Rogerio Ortiz

Compartilhar: