Sinfônica e Theatro Pedro II apresentam 9ª de Beethoven

Sinfônica e Theatro Pedro II apresentam 9ª de Beethoven

Concerto terá regência de Roberto Minczuk, participação especial de João Carlos Martins e faz parte da programação de comemoração dos 90 anos do teatro

Em comemoração aos 250 do compositor alemão Ludwig van Beethoven e 90 anos do Theatro Pedro II, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto apresentará no dia 31 de outubro, às 20h, a 9ª Sinfonia de Beethoven em concerto on-line. O evento terá a participação do coro e regência de Roberto Minczuk.

Como convidado especial, o concerto terá o maestro João Carlos Martins ao piano executando o Adágio do Concerto no 5 - Imperador, de Beethoven. Dessa vez, as slitas serão a soprano Lina Mendes, a mezzo-soprano Carla Rizzi, o tenor Anibal Mancini e o barítono Wladimyr Carvalho.

A Sinfônica de Ribeirão tinha programado concertos para todo o ano em homenagem ao compositor alemão, célebre pela Nona, mas também por inúmeras outras grandes obras. “Não pudemos executar toda a agenda programa para o ano, mas, em parceria com o Pedro II, estamos realizando concertos on-line que têm tido muito sucesso”, comentou Silvio Contart, presidente da Sinfônica. No concerto realizado dia 12 de setembro, com Robert Minczuk, foram cerca de 30 mil visualizações.

“Será uma noite de muita emoção porque trata-se da celebração das nove décadas de muita história do nosso teatro, em que homenagearemos também o compositor Beethoven e para isso estamos trazendo dois renomados maestros brasileiros”, comenta Mariana Jábali, presidente da Fundação Dom Pedro II, mantenedora do Theatro. O concerto é uma realização da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e do Theatro Pedro II.

O concerto será transmitido pelas redes sociais da Sinfônica de Ribeirão Preto e do Theatro Pedro II:

Instagram e Facebook: @sinfonicaderibeiraopreto e @theatropedroii
YouTube: www.youtube.com/channel/UCumW4Guhg_mNlVn5K6kTxzw

Coro

Pela primeira vez, o coro da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto se apresentará na plateia e com máscaras. Desde o início da pandemia, essa também foi a primeira vez que os coralistas se reuniram para ensaiar presencialmente – o primeiro encontro foi na última semana, no Theatro Pedro II.

 “É um desafio para todos nós, a pronúncia em alemão tem de ser muito trabalhada por causa das máscaras de proteção contra o novo coronavírus tanto nos ensaios quanto no concerto. Além disso, os coralistas estão ensaiando e se apresentarão com distanciamento seguro entre si, medição de temperatura e outras medidas de segurança como uso da mesma cadeira por cada coralista desde o primeiro ensaio até a apresentação. A sonorização terá de ser especial e o maior esforço será das vozes”, explica a regente de coros da Orquestra, Snizhana Drahan.


Foto: F L Piton/ Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: