Confira dez mitos e verdades sobre energia e equipamentos elétricos
Veja na reportagem

Confira dez mitos e verdades sobre energia e equipamentos elétricos

O Portal Revide preparou uma lista para desvendar algumas dúvidas comuns da população

Mesmo com pouco mais de 100 anos desde a descoberta da energia elétrica, ainda circulam algumas dúvidas relacionadas ao funcionamento dela. Há quem acredite que eletricidade atrai raios, ou que linhas de alta tensão provocam câncer, ou ainda que colocar garrafas com água sobre o medidor pode ajudar a reduzir o valor da conta de energia.

De acordo com Osvanil Oliveira Pereira, engenheiro eletricista e gerente de Operações do Grupo CPFL Energia, muitos desses mitos foram criados pelas pessoas por medo ou por necessidade de economizar energia.

"A humanidade tem otimizado a produção da energia elétrica, mas os recursos naturais são finitos, e isso pode provocar escassez e elevação de custos, diante disso procura-se criar formas de economizar, além do medo natural que a energia provoca nas pessoas", afirma.

Dito isso, o Portal Revide separou dez dúvidas comuns sobre a energia para descobrir se é mito ou verdade. Confira:

1. Guardar alimentos ainda quentes na geladeira aumenta o consumo?

Verdade. O consumo de energia elétrica da geladeira está diretamente ligado ao tempo que o seu motor estiver funcionando. O motor funciona mais quando precisa resfriar o conteúdo da geladeira. Portanto, o consumo será maior já que o alimento quente exigirá maior tempo de funcionamento do motor.

2. Aparelhos com tensão 220v gastam menos energia do que os de 110v?

Mito. Muitas indústrias costumam usar tensão 220v ou 380v para economizar nos cabos e fios, pois quanto maior a tensão, menor é o fluxo de corrente elétrica e, portanto, menor a espessura dos cabos e fios. Mas não há diferença significativa no consumo de energia entre um aparelho 220v e 110v. O que o cliente precisa é estar atento para não ligar um aparelho 110v em uma tomada 220v, ou vice-versa, pois isso prejudica o funcionamento e pode queimar o equipamento.

3. Elevador lotado gasta mais energia que um vazio?

Verdade. O consumo de energia do elevador está relacionado ao tempo que seu motor funciona e à força necessária para sua movimentação. Se o peso for maior, será maior a força que o motor terá que fazer. Sendo maior a força do motor, maior será a corrente elétrica. Portanto, maior será o consumo de energia. Por segurança também devemos respeitar o limite de pessoas indicado no elevador.

4. Ferro de passar não consome muita energia?

Mito. O ferro de passar é o segundo produto que mais consome energia elétrica, perdendo apenas para o chuveiro. Além destes dois, há ainda outros vilões do consumo de energia, sendo eles, respectivamente: geladeira, ar condicionado, máquina de lavar e a iluminação.

5. Secar roupas e panos na parte traseira da geladeira aumenta o consumo?

Verdade. O hábito de secar roupas na parte traseira da geladeira sobrecarrega o aparelho e aumenta o consumo. O ideal é manter a área livre para circulação de ar.

6.Vários equipamentos ligados em uma mesma tomada (como "benjamim" ou "T") aumentam o consumo?

Mito. O consumo de energia nem aumenta e nem diminui pelo fato de ter equipamentos ligados no chamado "benjamim". Porém, a segurança das instalações pode ser comprometida. Cada tomada é projetada para uma determinada corrente. O acúmulo de equipamentos na mesma tomada pode resultar em sobrecarga e provocar até mesmo um incêndio.

7. Usar equipamentos elétricos durante tempestades atrai raios?

Mito. Os raios são atraídos por outros motivos não vinculados à energia elétrica. Porém, aconselha-se a desligar os equipamentos em tempestades para evitar que eles sejam afetados pela queda de uma descarga elétrica que por acaso atinja o local.

8. Tomada quente é um perigo?

Verdade. Uma tomada quente merece atenção especial, já que além de desperdício de energia elétrica, também indica a possibilidade de incêndio.

9. Equipamentos em modo stand by não gastam energia?

Mito. O modo stand by de um equipamento indica que ele está consumindo o mínimo possível de energia para mantê-lo em condições de acionamento rápido. Os equipamentos ligados em modo de espera são considerados "ladrões silenciosos de energia", uma vez que eles "podem representar até cerca de 13% do consumo de energia de uma residência.

10. Linhas de alta tensão provocam câncer?

Mito. A Organização Mundial de Saúde (ONU) acompanha todas as pesquisas realizadas sobre efeitos de campos eletromagnéticos e recomenda os níveis admissíveis para seres humanos. As medidas realizadas de campos eletromagnéticos em linhas de alta tensão constatam que os índices reais estão muito abaixo dos valores recomendados.


Foto: Pixabay

Compartilhar: