ACIRP incentiva destinação do IR aos Fundo da Criança e do Adolescente

ACIRP incentiva destinação do IR aos Fundo da Criança e do Adolescente

Núcleo de Responsabilidade da ACIRP orienta empresários sobre como fazer a destinação antecipada do imposto devido

Nos meses de novembro e dezembro, o Núcleo de Responsabilidade Social da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) participou de reuniões de diretoria das Distritais para divulgar e orientar os contribuintes sobre como fazer a destinação do Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ribeirão Preto (FMDCA). 

 

O FMDCA é um fundo público constituído por receitas especificadas por lei e que devem ser utilizadas exclusivamente para o financiamento de projetos sociais de atendimento as crianças e adolescentes oferecidos por instituições inscritas e habilitadas pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), que é órgão que regulamenta e fiscaliza a utilização dos recursos captados pelo FMDCA. 

 

Pessoas físicas que fazem a declaração pelo modelo completo podem destinar até 6% do Imposto de Renda devido e pessoas jurídicas que utilizam o regime de tributação pelo lucro real presumido, até 1% do IR a pagar. 

 

O pagamento deve ser feito até o último dia útil do ano (29 de dezembro de 2022). Para fazer a destinação antecipada, o contribuinte deve acessar o link no site do CMDCA (www.ribeiraopreto.sp.gov.br/scidadania/crianca/jw27GuiasCmdca.htm) e preencher os dados e pagar o boleto.  

 

O valor da guia paga tem que ser incluído na Declaração do Imposto de Renda de 2023 (Ano Calendário 2022) para que o valor destinado antecipadamente seja descontado do total de imposto a ser pago. 


Foto: Divulgação - Acirp

Compartilhar: