Apesar de declínio em novembro, comércio de Ribeirão sinaliza recuperação
Apesar de declínio em novembro, comércio de Ribeirão sinaliza recuperação

Apesar de declínio em novembro, comércio de Ribeirão sinaliza recuperação

Black Friday e 13º salário contribuíram para reação nas vendas de comércio no último mês

Pesquisa feita mensalmente pelo Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região) indica que, apesar da queda de 0,25% em novembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2015, as vendas do comércio apresentam sinais expressivos de recuperação. Isso porque a diferença percentual com o mês de outubro foi de 3,32%.

As promoções realizadas pelos lojistas durante todo mês de novembro – com destaque à Black Friday – contribuíram para que a maioria dos consumidores aproveitasse a primeira parcela do 13º salário já em busca das melhoras promoções.

Variações

As principias variações positivas foram registradas pelos setores de  Vestuário (4,75%), Presentes (2,80%), Móveis (2,43%) e de Calçados (1,75%). Os segmentos que mostraram queda nas vendas são os de Cine/Foto (- 4,51%), Livraria/Papelaria (- 3,20%), Eletrodomésticos (- 2,80%), Ótica (- 1,81%) e de Tecidos/Enxoval (- 1,66%).

O Sincovarp também contabilizou um aumento de 0,85% no nível de postos de trabalhos. Os setores do comércio que mais empregaram são os de Tecidos/Enxoval (5,89%) e de Calçados (1,14%).

O cenário positivo de vendas para setores importantes, em novembro, demostra que a série de dois anos com variação negativa pode estar próxima do fim. Ribeirão Preto tende a se recuperar mais rápido de crises quando comparado com a média do país, o que possibilita um ambiente pouco mais favorável para as vendas de Natal.   


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: