Expectativa dos empresários é a pior da história

Expectativa dos empresários é a pior da história

O IEE anotou 32,5 pontos, o pior resultado já levantado em Ribeirão Preto; Ao todo, 300 empresários foram entrevistados para pesquisa

O Índice de Expectativa dos Empresários (IEE) ribeirãopretanos alcançou o mais baixo nível desde o início do levantamento, segundo a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), que entrevistou 300 empresários para identificar as percepções do atual momento econômico que o País vive, na visão da economia local.

O IEE ficou em 32,5 pontos - em uma escala que vai até 100. A queda vem logo após uma perspectiva de melhora registrada em junho deste ano, quando o índice subiu para 37,5, após ter aferido a pior marca da história, até então, em março (36,7).

No levantamento da Acirp é possível notar uma grande sensação de pessimismo entre os empresários do município, já que 99% deles acreditam que a atual situação econômica do Brasil é ruim, há um ano era 79,7%, sendo que os médios empresários são unânimes nesta percepção.

Apenas nas grandes empresas foi possível encontram gestores que consideram a situação boa (4,8%), todos ligados ao setor de serviços. Ao todo, 42,2% dos entrevistados pela pesquisa acreditam que a situação irá piorar, e apenas 14% vislumbram melhora.

O levantamento ainda destaca que 10% das empresas instaladas na cidade preveem investimentos para melhorias nos serviços e crescimento para os próximos meses, a maioria ligada ao setor varejista (12,1%).

Mesmo em um cenário econômico ruim, apenas em 2015, os investimentos quase que triplicaram em Ribeirão Preto, passando de R$ 371 milhões em 2014, para R$ 810,3 milhões, o melhor número desde 2011.

Revide On-line
Leonardo Santos
Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: