Histórias de superação

Histórias de superação

A obra “O Impossível Gerando o Extraordinário: Um relato da atuação do Sebrae-SP na pandemia de covid-19” traz histórias reais de empreendedores e os bastidores da entidade

A pandemia de Covid-19 provocou uma tragédia sanitária sem igual nos últimos 100 anos. Embora a face mais evidente sejam os quase 700 mil mortos em decorrência da doença no Brasil, outro desastre atingiu a economia, especialmente a movimentada pelos pequenos negócios.

 

Segundo a pesquisa “Pulso Empresa: impacto da covid-19 nas empresas”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre março e julho de 2020, nada menos que 716 mil negócios fecharam as portas, enquanto pelo menos 600 mil suspenderam as atividades. Combater essa crise exigiu de governos e de entidades planos que envolviam crédito e capacitação, com atuação articulada e entendendo os reais problemas dos empreendedores.


Aos poucos, as histórias de quem estava na linha de frente do combate à pandemia, em todos os seus aspectos, vão aparecendo, como no caso do livro “O Impossível Gerando o Extraordinário: Um relato da atuação do Sebrae-SP na pandemia de covid-19”, organizado por Tirso de Salles Meirelles, presidente do Sebrae-SP, e por Renato Fonseca de Andrade, assessor da presidência.

 

A obra procura apresentar a forma como o Sebrae-SP e seus parceiros atuaram para garantir a sobrevivência de pequenos negócios paulistas, desde as reuniões iniciais para entender o que estava acontecendo, a organização para permitir que mais de 1 mil funcionários passassem a trabalhar a partir de casa, sem deixar os clientes descobertos no momento de mais fragilidade, e as estratégias de atuação para fazer a diferença na vida dos empreendedores.

 

“Ao relembrar o processo que culminou na profunda transformação das relações pessoais, profissionais, de consumo em nível mundial, decidimos compartilhar parte de nossa experiência na publicação ‘O impossível gerando o extraordinário - Um relato da atuação do Sebrae-SP na pandemia de covid-19’. As histórias apresentadas mostram que o Sebrae também fez seu reshape, intensificou sua presença na vida dos empreendedores, entregando soluções realmente efetivas. Esse é o nosso legado para essa geração de empreendedores e para as próximas: juntos, vamos apoiá-los efetivamente a serem protagonistas de histórias de sucesso”, conta Tirso Meirelles. 

 


Um trecho do livro traz um retrato bastante vívido dos primeiros dias da pandemia, quando apenas o funcionamento de serviços essenciais de alimentação, saúde e abastecimento era permitido – e sem a perspectiva de quanto tempo toda a situação iria durar.

 

“Uma das lições aprendidas é que instituições como o Sebrae são feitas para momentos de dificuldade, e era hora de pôr a mão na massa. Em apenas uma semana, a diretoria e a equipe gerencial da entidade mobilizaram 1.100 funcionários para atuar no modelo de home office, uma experiência nunca feita antes. Assim, teve início o atendimento online por meio de lives e consultoria remota, não apenas empresariais, uma vez que também se requeria um apoio psicológico a empresários que estavam perdendo tudo e, para complicar, alguns relatavam casos de morte na família. Essas pessoas começaram a procurar o Sebrae-SP num misto de busca de respostas e alento”, relata o autor.


Entre as respostas iniciais, o livro mostra como o Sebrae-SP criou o “kit de enfrentamento”, que foi testado pela primeira vez no horário de almoço em um estabelecimento próximo à sede da entidade, assim como protocolos sanitários desenvolvidos especialmente para milhares de feirantes junto a especialistas do setor e, também, o “Pertinho de Casa”, uma plataforma digital desenvolvida pelo Sebrae-SP com parceiros que estimulou as compras no comércio do bairro e acelerou o processo de digitalização das empresas. Além disso, houve uma grande articulação entre Sebrae e governos estadual e federal para a destinação de crédito aos pequenos negócios e adiamento de impostos. 


Para Renato Fonseca, a pandemia do Covid-19 ressignificou a maneira de nos relacionarmos com o mundo. “Todos tivemos que aprender do zero (ou quase) a lidar com o imponderável. Quisemos apresentar, no livro, parte das lições que extraímos desse período. Mais que mostrar caminhos, fórmulas para se chegar a um resultado, apresentamos o processo que leva a encontrar as soluções tão necessárias para atravessar períodos de turbulência, que passam pela união, criatividade e comportamento empreendedor”, explicou.

 

Vida real


O grande trunfo do livro é quando ele dá rosto às donas e aos donos de pequenos negócios, que encararam as incertezas da pandemia nos mais diferentes estágios – seja de momento da empresa ou de conhecimento de gestão.

 

É o caso, por exemplo, da especialista em engenharia ambiental Juliana Limonta, que trocou a carreira corporativa pelo empreendedorismo na área rural com o sítio Frescor da Mantiqueira, em São Bento do Sapucaí. Ali, investiram em hospedagem, hortaliças orgânicas, processamento de frutas desidratadas e consultoria e treinamento ambiental.

 

Tudo corria conforme o planejado até a chegada da pandemia, que colocou todo o sonho da família em risco. A saída, com o apoio do Sebrae-SP, foi passar a entregar delivery de cestas orgânicas de produtos da horta, investir na instalação de fibra óptica para oferecer um estilo de hospedagem com trabalho remoto, o “da roça ao office”, e também produzir frutas processadas em tirinhas. Ou seja, com capacitação e inovação, fizeram do limão uma limonada.

 


Histórias como essa são retratadas no livro, que terá sua versão digital gratuita disponibilizada pelo Sebrae-SP, a partir do dia 19 de dezembro, no portal da entidade: sebraesp.com.br. 


Fotos: Revide

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