Impulsionadas pelo Dia das Crianças, vendas do Comércio de Ribeirão Preto cresceram 6,5% em outubro

Impulsionadas pelo Dia das Crianças, vendas do Comércio de Ribeirão Preto cresceram 6,5% em outubro

Levantamento também apontou que a empregabilidade teve alta de 5,7% no varejo

As vendas do Comércio de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 6,5%, em outubro, na comparação com o mês anterior. É o que aponta o levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP). Trata-se da nona variação positiva consecutiva, em 2023, com base nesse critério de pesquisa.

 

“As vendas de outubro tiveram um crescimento significativo porque o resultado de setembro foi muito fraco. Na ocasião, o aumento médio foi de apenas 1,5% na comparação com agosto. Detectamos que, em outubro, tivemos um pico de vendas, um pouco acima do previsto, até o Dia das Crianças. Mas, depois, o fôlego foi diminuindo até a média mensal de vendas se estabilizar no patamar de +6,5%”, explica Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

 

Mas, se de um mês para o outro a variação foi positiva, não se pode dizer o mesmo quando a comparação é feita entre outubro de 2023 e o mesmo período do ano passado. Com base nesse critério, de acordo com a pesquisa do CPV, as vendas registraram queda de -1%, apontando para um patamar de estabilidade.

 

“E olha que, por ser um polo regional de consumo, o município de Ribeirão Preto ainda está melhor que a média nacional. Para se ter uma ideia, o índice ICVA, apurado pela Cielo, em nível Brasil, uma das referências do mercado, aponta que a média de vendas do Varejo brasileiro teve queda de -4,1%, em outubro. Considerando os dois critérios, o primeiro com crescimento de vendas sobre um resultado mais fraco no mês anterior, e o segundo, comparando outubro desse ano com outubro de 2022, podemos afirmar que o Comércio Varejista local/regional continua em um ritmo abaixo do registrado no ano passado”, esclarece o pesquisador.

 

Empregabilidade


Em outubro de 2023, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no Comércio Varejista de Ribeirão Preto, teve variação positiva de 5,7% muito por conta das contratações de colaboradores temporários, intensificadas pelos vários mutirões de emprego realizados nos últimos meses. Um deles foi o Emprega Varejo, iniciativa de SINCOVARP e CDL, em parceria com o Sincomerciários RP.

 

Índice de Confiança
Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo Sincovarp/CDL voltou a subir e ficou em 3,4 pontos, em outubro (ante 2,7 pontos, em setembro, e 3,3 pontos, em agosto), classificado como positivo.


 
Considerando a mesma escala, o Índice Sincovarp/CDL de Confiança do Varejo para os próximos 12 meses (de longo prazo) ficou em 3,7 pontos (ante 3,1 pontos, em setembro, e 3,6 pontos, em agosto), também considerado positivo.

 

“Apesar dos impactos negativos gerados pelas obras de mobilidade no centro, revitalização e restauro da Av. Nove de Julho e de implantação de galerias pluviais, os lojistas estão esperançosos com as vendas de fim de ano. É um período bastante aguardado e que será decisivo para o desempenho varejista em 2023, como um todo”, analisa.

 

Ainda segundo Galli, “Muitos empreendedores já entendem a Black Friday como sendo a primeira ‘onda’ de compras de fim do ano, que coincide com a primeira parcela do décimo terceiro salário. Logo em seguida começa o horário especial estendido para as vendas de Natal. Com isso, os comerciantes estão na grande expectativa de que o consumidor, que se mostrou cauteloso ao longo de 2023, tenha economizado para gastar um pouco mais com os presentes natalinos considerando, também, o início das férias de dezembro”, finaliza.

 

Leia mais:


Desemprego cai para 7,7% no terceiro trimestre

De olho na Black Friday


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: