Preço do material escolar tem variação de 383% em Ribeirão Preto
Uma dica do Procon é famílias se unirem para fazer grande compra nas papelarias

Preço do material escolar tem variação de 383% em Ribeirão Preto

Pesquisa foi feita em sete estabelecimentos comerciais da cidade

Uma aliada antiga do orçamento, a pesquisa, ainda é uma das principais formas de economizar. Principalmente quando o assunto é material escolar. Em Ribeirão Preto, uma pesquisa feita pela Fundação Procon-SP em sete estabelecimentos, mostrou que, a mesma borracha, pode custar de R$ 0,58 a R$ 2,80.

A diferença, de 383%, foi a maior encontrada nas papelarias da cidade, nos dias 6 e 7 de janeiro, pela equipe da fundação.

"Os preços praticados atualmente podem ser diferentes, já que estão sujeitos à alteração conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções", ressalta o Procon em nota, mas o órgão alerta para a importância da pesquisa. Por isso disponibiliza aos consumidores de Ribeirão Preto a pesquisa na íntegra.

"O objetivo do levantamento é oferecer aos consumidores referências de preço, por meio dos preços médios obtidos na amostra pesquisada."

Para a comparação, foram considerados somente os itens comercializados em, no mínimo, dois dos locais visitados, totalizando 94 itens, relativos aos seguintes tipos de produtos: apontador, borracha, caderno, canetas esferográfica e hidrográfica, colas em bastão e líquida, fita corretiva, giz de cera, lápis preto e colorido, lapiseira, marca texto, massa de modelar, papel sulfite, pintura a dedo, refil para fichário, régua e tesoura escolar.

O percentual de abastecimento dos produtos nos estabelecimentos pesquisados ficou entre 40% e 90%, por isso, além dos preços é importante verificar também a disponibilidade dos produtos, para avaliar se vale a pena comprar tudo em um mesmo local.

"Antes de ir às compras, é bom verificar quais dos produtos da lista de material o consumidor já possui em casa e, ainda, se estão em condição de uso. Promover a troca de livros didáticos entre alunos também garante economia", orienta o órgão.

Ainda segundo o Procon-SP, alguns estabelecimentos concedem descontos para compras em grandes quantidades, dessa forma pode se tornar interessante o consumidor se reunir com outros pais para uma compra coletiva. "O consumidor deve sempre verificar se o estabelecimento comercial pratica preço diferenciado em função do instrumento de pagamento (dinheiro, cheque, cartão de débito, cartão de crédito)", finaliza. 


Imagem: Pixabay (Ilustrativa)

Compartilhar: