Venda no comércio de RP têm pequena redução

Venda no comércio de RP têm pequena redução

Queda de 0,77% é quase cinco vezes menor que a diminuição registrada no ano passado; mais de 50% afirmaram ter vendido mais que em 2014

As vendas no comércio de Ribeirão Preto tiveram leve queda de -0,77% em junho de 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a variação negativa foi de -3,76%. Esse “freio” na redução das vendas foi detectado pela pesquisa Movimento do Comércio, realizada mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp).

Entre as empresas entrevistadas, 54,1% informaram que as vendas em junho deste ano foram maiores que as de junho de 2014, enquanto 43,8% disseram o contrário e, para 2,1% o desempenho foi equivalente.

Setorial

Os setores que tiveram queda de vendas foram os de Presentes (–9,56%), Livraria/Papelaria (–7,67%), Móveis (–4,05%), Ótica (–3,60%) e Tecidos/Enxoval (–1,53%). Melhor desempenho ficou por conta dos setores de Eletrodomésticos (+9,09%), Vestuário (+5,34%), Cine/Foto (+2,72%) e Calçados (+2,32%).

“Em junho, houve um maior equilíbrio, o que contribuiu para que a média ficasse próxima de zero”, afirma Marcelo Bosi Rodrigues, economista do Sincovarp e responsável pelo levantamento.

Emprego

A pesquisa também apontou uma queda média de -0,86% no volume de postos de trabalho no comércio ribeirão-pretano, em junho. “Não é uma queda muito intensa. No entanto, é mais uma que se acumula ao longo do ano”, alerta o economista.

Entre as empresas entrevistadas, 83,3% mantiveram o número de funcionários durante o mês, enquanto 16,7% demitiram e nenhuma das entrevistadas declarou ter contratado no período.

Os setores que mais apresentaram reduções em seus quadros funcionais são os de Tecidos/Enxoval (–2,86%), Eletrodomésticos (–2,71%), Presentes (–0,83%), Vestuário (–0,57%) e Livraria/Papelaria (–0,31%).

Meios de pagamento

O cartão de crédito continua a ser o mais utilizado, sendo responsável, em média, pela efetivação de 52,07% das transações realizadas no comércio de Ribeirão Preto, em junho. A segunda modalidade mais utilizada é o pagamento a vista, responsável por 35,61% das compras, seguida pela modalidade a prazo (carnês ou cheques pré-datados), responsável por 12,32% das transações do varejo.

O setor que mais utilizou cartão de crédito foi o de Móveis (62,40% de suas transações).  Com maior participação de vendas à vista está o setor de Livraria/Papelaria (64,17% de suas transações). Já a maior concentração de vendas a prazo foi no setor de Eletrodomésticos (19,60% de suas transações).

Desaquecimento

Marcelo Bosi Rodrigues, aponta que a economia continua desaquecida, apesar de alguns setores terem apresentado crescimento significativo nas vendas de junho. “O feriado prolongado, logo antes do Dia dos Namorados (12 de junho), deu um pouco mais de estímulo a muitos consumidores que aproveitaram para antecipar suas compras. Nesse momento de economia desaquecida, toda boa notícia é bem vinda”, diz.

De acordo com o economista, infelizmente não há perspectiva de uma rápida retomada do crescimento. “Com a dificuldade em aprovar os ajustes fiscais e a grave crise política que se instalou no país, o reaquecimento econômico é uma realidade cada vez mais distante no curto prazo. Conforme tem circulado nas redes sociais, parece que realmente voltamos aos anos 90, pelo menos no que diz respeito à economia e seus indicadores”, comenta.

Revide On-line
Fotos: Arquivo Revide

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