Vendas no varejo da região de Ribeirão caem no 1º trimestre
Varejo tem baixa no primeiro trimestre em Ribeirão

Vendas no varejo da região de Ribeirão caem no 1º trimestre

De acordo com a Associação Comercial de São Paulo, a queda foi de 8,6 nos primeiros três meses do ano 

As vendas no varejo da região de Ribeirão Preto caíram para 8,6% no primeiro trimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. Já o faturamento dos varejistas subiu 0,2% na mesma base de comparação. É o que aponta o Boletim nº 23 do ACVarejo, levantamento mensal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Ao se analisar apenas o mês de março, as vendas na região recuaram 9,5% e o faturamento caiu 0,2%, em relação a março do ano passado. Os dados se referem ao varejo ampliado, que inclui automóveis e materiais de construção.

Para efeito de comparação, no primeiro trimestre o varejo ampliado do Estado de São Paulo registrou diminuições de 9,3% e de 0,6% nas vendas e no faturamento, respectivamente. Em março, na região, as diminuições foram de 13,5% nas vendas e de 4,2% no faturamento, na comparação anual.

Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), comenta o cenário. "A crise do varejo se estende pelo país e decorre da diminuição da renda, do avanço do desemprego e da contração do crédito, deixando o consumidor mais inseguro e pessimista, sem disposição para comprar", frisa.

"O foco é a confiança: precisamos recuperá-la de qualquer maneira. Acreditamos que, até o final do ano, de forma gradual, o comércio pare de cair e comece a sinalizar uma recuperação, que só deverá vir, de fato, no ano que vem", opina o presidente da ACSP.

Na região, os setores mais afetados são especialmente nos casos das lojas de departamento, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (-22,9%), das concessionárias de veículos (-22,8%) e das lojas de vestuários, tecidos e calçados (-20,3%).


Foto: Arquivo Revide

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