Aulas presenciais da rede municipal de Ribeirão retornam no dia 20 de setembro
Todas as unidades escolares da rede municipal já receberam os EPIs necessários para o retorno presencial

Aulas presenciais da rede municipal de Ribeirão retornam no dia 20 de setembro

Escolas e transportes da rede municipal foram vistoriados e todos os profissionais da Educação concluíram o esquema vacinal

Na última sexta-feira, 10, a Secretaria da Educação anunciou o retorno presencial das aulas da rede municipal de Ribeirão Preto para o dia 20 de setembro. Os alunos serão divididos em dois grupos para o atendimento presencial, com até 50% da capacidade máxima. A Educação Infantil retoma o atendimento em período parcial, com 50% dos alunos. O transporte escolar também cumprirá os protocolos sanitários, funcionando com 50% da capacidade máxima. O retorno será opcional para todos os estudantes.

Como requisitado pela Ação Civil Coletiva, movida pelo Sindicato dos Servidores, todas as 134 escolas municipais e os transportes escolares já foram vistoriados e aprovados por três médicos infectologistas. Além disso, outra exigência para o retorno era a vacinação completa dos profissionais da Educação, que se encerrou na quarta-feira, 8.

“Trabalhamos desde o ano passado para que a volta às aulas presenciais ocorra de forma segura. Todas as unidades escolares já receberam os EPIs necessários: máscaras para alunos, professores e funcionários; Face Shields; aventais; termômetros; infravermelhos; fita zebrada; água sanitária; álcool líquido e álcool em gel. Além disso, todas as escolas realizaram adequações necessárias para o retorno, tais como demarcações no solo, nos refeitórios, pátios, banheiros nas salas de aula, sanitização dos ambientes, bem como a aquisição de materiais para o cumprimento dos protocolos sanitários”, explicou Felipe Elias Miguel, secretário da Educação.

Devido as perdas e prejuízos na aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos, também foi anunciado que e o aumento da carga horária, com a implantação da 6ª aula para 2022, será uma realidade. “Uma forma que encontramos de mitigar os efeitos da pandemia para os alunos em sala de aula, foi colocar uma aula a mais, por dia, a partir do ano que vem, em todas as nove séries do Ensino Fundamental. Então os alunos que tem 25 aulas por semana hoje, terão 30 aulas por semana, 20% de aulas a mais por semana”, explicou o prefeito Duarte Nogueira (PSDB). 

A manicure Josimara Eduardo, mãe de Nicolas, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raul Machado, disse que ainda não sabe como vai funcionar o cronograma de aula do seu filho, mas está esperançosa quanto ao retorno. "Eu espero que todos os alunos, que foram os mais prejudicados nessa pandemia, tenham um ensino que os façam aprender e a recuperar o tempo perdido", declarou.

 


Foto: Pixabay

Compartilhar: