Curso de Jornalismo da Unaerp apresenta mostra de documentários
Os documentários trazem temas sociais e para reflexão

Curso de Jornalismo da Unaerp apresenta mostra de documentários

Vídeos produzidos por alunos serão exibidos por meio de live no canal do Youtube

Nesta terça-feira, 31, às 19h, o curso de Jornalismo da Universidade de Ribeirão Preto apresentará a mostra anual de documentários, que são produzidos pelos alunos da graduação. Neste ano, serão exibidos três vídeos em uma live no canal do curso de jornalismo da Unaerp, com temas sociais e para reflexão.

A live faz parte do Projeto DOC, uma integração do curso de jornalismo e da TV Unaerp, que visa capacitar os alunos para a produção audiovisual, dando a possibilidade de estruturarem um trabalho crítico em formato de documentário.

A atividade é realizada desde 2007, com trabalhos que foram finalistas e vencedores de prêmios, conquistando até o pentacampeonato no Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, um dos principais festivais da região.

Confira as sinopses dos documentários:

Cargas 

Para além do abastecimento do Brasil, existem os motoristas que vivem grande parte dos seus dias fora de casa, dentro da boleia, por rodovias de todo o país. Do Oiapoque ao Chuí, cada caminhoneiro carrega sua história sobre as rodas de uma ou mais carretas. O documentário “Cargas” retrata uma parte das batalhas travadas por esses profissionais que, pelo amor à profissão e pelo prazer de estar no caminhão, enfrentam a rota da saudade e os desafios das estradas.

Equipe: Ana Beatriz Ferreira de Oliveira, Franciele Cristina J. Ferreira, Marcelo Rodrigues de Carvalho, Tainá Lourenço das Virgens

Terra de todos 

Aliado às ricas características migratórias, devido a promessas de vida nova, Ribeirão Preto vai muito além do conceito "terra do café". Isso porque pessoas que passaram pela cidade deixaram, além de um pedaço da sua cultura, um legado artístico. Por meio de histórias distintas, "Terra de Todos" mostra como três noções diferentes contribuíram para a fotografia, arquitetura e música de Ribeirão.

Equipe: Guilherme da Silva Pinto, Helena Carolli Rodrigues, Hugo Degaspari Reis, Igor Ap. de Abreu Santos, Lucas Silva Dias, Luís Augusto P. dos Santos

Solus 

Solus, Monaxia, Solitude, Soledad, Loneliness, Solidão. Não importa o idioma, o sentimento é universal. Ao mesmo tempo em que a humanidade nunca esteve tão conectada e unida, a maioria das pessoas nunca se sentiu tão sozinha. O documentário apresenta o sentimento de solidão, a partir do ponto de vista de especialistas e pessoas que convivem com a sensação de estar só. 

Equipe: Caio Gabriel de Azevedo Canduz, Daniel Balaniuc M. Moreira, Fernando de Lima Lopes, Lauani Beatriz Meira Santos, Vitória Quintero Conrado


Foto: Pixabay

Compartilhar: