Escola de Ribeirão Preto celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna

 Escola de Ribeirão Preto celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna

Com programação que inclui palestras, rodas de conversas e oficinas, evento do SEB Lafaiete ocorre entre esta terça, 3, e sexta-feira, 6

Em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Escola SEB Lafaiete, de Ribeirão Preto, abre as portas para celebrar o período histórico que definiu novos horizontes na cena cultural brasileira. O evento ocorre entre esta terça, 3, e sexta-feira, 6, e conta com uma programação desenvolvida em parceria entre alunos e professores, que inclui palestras, oficinas de dança, teatro e música e rodas de conversas.

Denominado Semana de Arte Moderna, o movimento formado por artistas, escritores, músicos e pintores surgiu em meio a uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas, com a industrialização e o fim da Primeira Guerra Mundial. Os modernistas buscavam inovações, com o desejo de romper com os padrões que vigoravam nas artes na época.

Cem anos depois, em 2022, o evento realizado pela Escola SEB Lafaiete também se inspirou nas temáticas atuais para definir seus debates, entre eles a linguagem usada pelo rap para a conscientização social ou para promover críticas socioeconômicas. O espaço das mulheres na sociedade é outro destaque das plenárias. A Semana de Arte Moderna do SEB Lafaiete terá ainda oficinas ministradas pelos alunos e está baseada na troca de experiências. “Nossa intenção é mobilizar a comunidade escolar e a sociedade de Ribeirão Preto, por isso teremos um evento bastante colaborativo, de aproximação entre as pessoas e que inspira o diálogo e a compreensão entre as pessoas. As oficinas de artes convidam os alunos para colocarem a mão na massa e as rodas de conversas representam espaços de escuta e acolhimento para quem quiser falar e dar sua opinião sobre os assuntos”, explica Marcelo Müller, professor de literatura e um dos coordenadores do evento.

Com o tema “Brasilidade”, a Escola também lançou um concurso de fotografia entre os alunos. Entre os dias 20 e 27 de abril, os jovens publicaram no Instagram imagens que captassem aspectos típicos brasileiros, marcando o perfil da instituição e a hashtag #fotoseblafa. O resultado sai no dia 6 e os vencedores terão suas fotos expostas nas paredes da unidade.

O evento é aberto a todos e a entrada será feita por meio da doação de um livro em bom estado. Pessoas de fora da Escola SEB poderão entrar apenas a partir das 18h. Já alunos SEB Ribeirânia e Portugal poderão participar de todas as atividades, sendo necessária a doação do livro e a apresentação da carteirinha.

Confira a programação:

Terça-feira, 3 

- Oficinas de Arte (16h)

Noite

- Palestra: Fernandão (Literatura), Gilberto Abreu e Gelfuso (Ciências Humanas)

- Tema: O “popular” contado a partir da literatura e das humanidades

Quarta-feira, 4

- Roda de Conversa (17h): Ariad (Sociologia) – Como nos acolhermos e nos enxergarmos?

- Oficinas de Arte (16h)

Noite

- Palestra: Guilherme Freitas (História), Marcelo Muller (Literatura) e Isabela (Redação)

- Tema: O Carnaval como símbolo da cultura popular brasileira

Quinta-feira, 5

- Roda de Conversa (17h) Muller (Literatura) e Dartan (Teatro) – Identidades

- Oficinas de Arte (16h)

Noite

- Palestra: Camila e Felps (História) e Breno (Sociologia)

- Tema: A cultura periférica e o futebol como patrimônio da cultura brasileira em diálogo com a história

Sexta-feira, 6

Noite:

- Palestra: Zé Ferreira (Gramática) e Juliana (Redação)

- Tema: Um grito de Independência da Língua Brasileira

 


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: