Pesquisa: Questionário quer saber o que jovens pensam sobre a escola
Questionário quer saber o que jovens pensam sobre a escola

Pesquisa: Questionário quer saber o que jovens pensam sobre a escola

Realizadores acreditam que a ferramenta pode apoiar instituições a desenvolverem estratégias institucionais alinhadas com os anseios dos jovens

O questionário “Nossa Escola em (Re)Construção” quer saber a opinião dos jovens sobre as experiências de aprendizagem e os desejos em relação à educação no Brasil.

A pesquisa é on-line, destinada a jovens com idades entre 13 e 21 anos e permanece no site até o dia 31 de julho.

Os interessados em participar terão de responder a 20 perguntas. Algumas das questões se destinam a identificar quem são os jovens que estão participando da escuta e qual é a sua origem. Outras desafiam os participantes a exporem suas percepções em relação à escola em que estudam atualmente ou estudaram recentemente.

Por fim, a pesquisa questiona como eles acham que a escola deveria ser para estimular mais o aprendizado, respeitar suas características individuais, ser inovadora e contribuir para sua felicidade. Entre os aspectos a serem avaliados pelos estudantes estão a grade curricular, os conteúdos, as metodologias pedagógicas, os recursos usados para ensinar e aprender e o formato das salas de aula.

O questionário é uma iniciativa do Porvir, programa do Instituto Inspirare que promove a produção, difusão e troca de conteúdos sobre inovações educacionais, em parceria com a Rede Conhecimento Social, realizadora da metodologia PerguntAção.

Resultados

Os resultados quantitativos da mobilização e a análise das respostas serão divulgados em agosto de 2016. Além dos dados gerais da escuta no Brasil, também será possível analisar as respostas de maneira segmentada por rede de ensino, escola, organização social, coletivo de jovens ou grupos de educação com pelo menos 50 participantes.

Segundo os realizadores, a ferramenta pode apoiar as instituições a desenvolver estratégias institucionais mais alinhadas com os anseios dos jovens.


Foto: Daniel Guimarães | A2img

Compartilhar: