Por diploma, alunos de medicina agora serão avaliados

Por diploma, alunos de medicina agora serão avaliados

A medida do MEC tem como objetivo monitorar a qualidade de ensino dos alunos e das universidades de medicina de todo o País

De acordo com o portal do Ministério da Educação, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou na última sexta-feira, 1º, as orientações da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), prova que será aplicada aos alunos do curso.

O objetivo da avaliação é realizar o monitoramento da qualidade do ensino dos alunos de medicina a partir de agosto deste ano. A medida tomada pelo MEC foi publicada oficialmente no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 4.
 
A determinação é para que os alunos do segundo, quarto e sexto anos dos cursos de medicina, que ingressaram na universidade a partir de 2015, realizem a Anasem, que será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Baseada na lei do programa Mais Médicos (12.871/2013), a avaliação será um componente curricular obrigatório e condição para que os futuros médicos consigam o diploma da universidade.

De acordo com o ministro, a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina terá um impacto na qualidade da formação médica no País, e também será  um modo de avaliar a qualidade de ensino das universidades. “É uma avaliação muito mais completa, que vai ajudar a avaliar tanto o estudante quanto a instituição. É uma avaliação que permite a você corrigir durante o curso da formação. Vamos ter um salto de qualidade no processo de avaliação, sempre buscando aprimorar a formação de médicos brasileiros", disse Mercadante.

O documento ainda explica que as provas do segundo e quarto ano terão o caráter formativo, ou seja, indicarão os pontos fortes e as deficiências dos estudantes, podendo haver uma melhora em sua atuação durante o curso. Já no sexto ano, a avaliação seguirá os moldes do Exame Nacional de Diploma Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), em que os futuros médicos deverão atingir uma nota mínima para que possam concluir os estudos e retirar o diploma.

O coordenador da Comissão Nacional Revalida, Henry Campos, explica que a prova avalia o conhecimento teórico e as habilidades clínicas. “Existe uma nota de corte, como é feito no Revalida, e para o estudante exercer a profissão deverá passar nela”, comenta.


Fotos: Isabelle Araújo (MEC) e Acervo Revide 

Compartilhar: