Professores da USP explicam livros de leitura obrigatória para a Fuvest 2024
Encontros permitem uma reflexão crítica sobre os livros abordados no vestibular

Professores da USP explicam livros de leitura obrigatória para a Fuvest 2024

Série de aulas gratuitas com conteúdos de anos anteriores está disponível on-line

A Universidade de São Paulo disponibiliza diversos recursos para a comunidade universitária e estudantes em geral, especialmente aqueles que estão se preparando para concorrer a uma vaga na universidade. A Biblioteca Brasiliana e o Jornal da USP têm publicadas séries de aulas on-line gratuitas com os conteúdos que continuam na seleção atual do vestibular. 

 

Nesta quinta, 29, às 18h, a Biblioteca Brasiliana Guita e Jose Mindlin (BBM) da USP realiza aula e discussão sobre a obra Quincas Borba, de Machado de Assis, um dos livros da Fuvest 2024. Conduzida por Hélio de Seixas Guimarães, especialista na obra machadiana e vice-diretor da biblioteca. O evento faz parte do BBM no vestibular, em que cada um dos livros da Fuvest ganhará uma aula especial conduzida por um convidado da USP.

 

“A realização do evento dentro da Universidade em que a maioria dos vestibulandos deseja ingressar é uma forma de aproximar os alunos do ambiente acadêmico, de dar concretude àquilo que eles almejam”, expõe Guimarães, ressaltando ainda que, apesar de concentrar estudantes, o evento é aberto a todos os interessados em conhecer mais a fundo as obras, os autores e seus contextos.

 

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP preserva um acervo único sobre a história e a literatura brasileira, disponível para a sociedade tanto para acesso físico quanto digital. Comemorando 10 anos de sua abertura, a BBM tem uma extensa programação dedicada a manter vivo o desejo de José Mindlin, doador do acervo, de “inocular o vírus da leitura” às novas gerações.

 

BBM no Vestibular (Livros da Fuvest 2024)

 

29/03 – Quincas Borba, Machado de Assis
26/04 – Alguma Poesia, Carlos Drummond de Andrade
31/05 – Angústia, Graciliano Ramos
14/06 – Romanceiro da Inconfidência, Cecília Meireles
28/06 – Marília de Dirceu, Tomás Antônio Gonzaga
02/08 – Nós Matamos o Cão Tinhoso, Luís Bernardo Honwana
30/08 – Mensagem, Fernando Pessoa
27/09 – Campo Geral, Guimarães Rosa
25/10 – Dois Irmãos, Milton Hatoum


Gilberto Marques/Governo SP

Compartilhar: