Ribeirão Preto tem número recorde de alunos premiados na Olimpíada Nacional de Matemática

Ribeirão Preto tem número recorde de alunos premiados na Olimpíada Nacional de Matemática

Resultados referentes ao ano de 2023 apontam 62 alunos e três professores da Rede Municipal premiados

A Rede Municipal de Ensino conquistou nesta quarta-feira, dia 20, um número recorde de premiações na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, iniciativa que visa estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. Neste ano, os resultados da OBMEP demonstraram um crescimento expressivo, com 62 estudantes premiados em nível nacional e regional (estadual). Os resultados somam 5 medalhas de ouro, 7 de prata e 25 de bronze, além de 50 menções honrosas e 3 professores premiados. No ano de 2022 foram conquistadas 1 medalha de ouro, 2 de prata, 3 de bronze e 46 menções honrosas.

 

 

 

“É histórico em nossa rede municipal o número de medalhas conquistadas na olímpiada. Esse resultado mostra o empenho da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, na melhoria contínua da qualidade de ensino”, destaca Cláudia Remonti, Secretária da Educação em exercício. Lembrou ainda que “os estudantes medalhistas na OBMEP podem concorrer a vagas em universidades públicas brasileiras, em programas de Vagas Olímpicas”. 

 

 

 

A OBMEP é um projeto nacional realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.

 

 

 

Foi criada em 2005 e tem entre seus objetivos principais, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional e contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas.

 

 

 

Os estudantes medalhistas, conforme consta no regulamento da 18ª OBMEP, podem participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC Jr.) e pleitearem bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

 

 

“Por meio da OBMEP, os alunos são estimulados a estudar matemática, contribuindo para a formação desse estudante. A OBMEP traz situações problemas de matemática de forma contextualizada e significativa, contribuindo para o interesse dos alunos”, explica o professor formador de matemática da Secretaria Municipal da Educação, Roosevelt Kalil Gomes, que realiza as capacitações para os professores de matemática da rede municipal.

 

 

 

A Secretaria Municipal da Educação parabeniza todos os estudantes participantes, professores e equipe de gestão educacional por esta conquista de notória relevância.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: