“Sou técnica em educação e não política”, diz a ex-secretária da Educação de Ribeirão
Ao Portal Revide, ela contou o motivo da exoneração

“Sou técnica em educação e não política”, diz a ex-secretária da Educação de Ribeirão

Luciana Rodrigues diz que deixou a pasta para cuidar de questões pessoais relacionadas à família

A prefeitura anunciou, na tarde desta quinta-feira, 11, a saída da secretária Luciana Rodrigues do comando da Secretaria da Educação de Ribeirão Preto. Em entrevista ao Portal Revide, a educadora explicou os motivos da decisão.

“Eu entendo que todo profissional faz e traça os objetivos e metas a serem atingidas. A gente vai trabalhando até chegar uma hora em que percebemos que é preciso passar o bastão para outra pessoa. Quando as coisas vão ficando muito difíceis, entra uma questão, eu sou uma técnica em educação e não sou política”, disse Luciana.

Segundo ela, o entendimento de técnico e político pode dificultar muitas vezes o trabalho. “Sou uma pessoa que faz e quer tudo pronto. Fiz páginas e páginas de trabalhos executados, são diversas licitações para melhoria da rede, mas entra outra coisa. O tempo dos fatos acontecerem é muito lento na política, mas dei o meu melhor. Eu sou uma secretária que não tinha horário de entrar e nem de sair. Fui a secretária que trabalhou e tentou fazer o melhor para a educação, buscando projetos e parceiros. Era difícil esperar a demora das licitações”, falou a ex-comandante da pasta.

Para ela, tudo o que tem ocorrido na cidade, como o falecimento do estudante Lucas da Costa de Souza, que morreu após tentar pular uma grade da escola municipal Eduardo Romualdo de Souza, ou o fechamento temporário do Caic, são coisas que deveriam estar em pauta há muito tempo, desde outros governos. 

“Eu entendo que tudo que aconteceu não veio de agora. As pessoas precisam pensar nisso. Eu acho que é preciso entender que não se arruma uma rede municipal inteira em alguns meses. Eu estou à frente da Educação há um ano e quatro meses. Um exemplo de como é difícil, eu tenho uma licitação que está tramitando desde setembro do ano passado sobre a compra de brinquedos para as escolas. Existe a preocupação, é claro, mas entra a questão de que de repente todos começaram a cobrar da noite para o dia, o que deveria ter sido cobrado por anos”, contou Luciana.

De acordo com Luciana, o real motivo da saída não tem relação com os fatos que aconteceram nos últimos meses envolvendo a pasta. “Infelizmente, o nosso tempo de execução não é conhecido pelas pessoas. Entretanto, não é esse o motivo de eu sair, não é por fatalidade ou algo do tipo. Eu fiz o pedido para o prefeito em 29 de março. Já tínhamos conversado e eu estava no aguardo dele em busca de uma pessoa para ficar à frente da secretaria, mas, infelizmente, eu precisei sair. Na terça, foi protocolado um novo pedido, pois tenho questões particulares a serem resolvidas”.

Para finalizar, a ex-secretária agradece a experiência. “Se todo educador tivesse a mesma chance que eu tive, nós teríamos atitudes dentro da escola de uma maneira diferente. Teria um envolvimento nas discussões de educação, não só na questão de aprendizagem, mas de infraestrutura e educação pública. Hoje, eu tenho uma experiência que acredito ser diferente para contribuir com o município. A nossa vida não para. Eu espero que as pessoas entendam”, finaliza Luciana.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: