Ribeirão Preto tem 1.800 vagas abertas para cursos profissionalizantes
As inscrições estão abertas no período de 9 a 13 de abril

Ribeirão Preto tem 1.800 vagas abertas para cursos profissionalizantes

Oportunidades são para 13 áreas, por meio do Centro de Qualificação Social e Profissional

Ribeirão Preto tem 1.800 vagas abertas para cursos profissionalizantes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O Centro de Qualificação Social e Profissional (CQSP) abrirá inscrições para 13 cursos gratuitos, com inscrições no período de 9 a 13 de abril. As vagas estão distribuídas em áreas como hotelaria, cuidador de idoso, beleza (manicure/pedicure, depilação, corte de cabelo, maquiagem, estética facial e corporal), gastronomia, panificação, corte e costura, artesanato, bordado, crochê, garçom/barman, festas e eventos e jardinagem.

De acordo com o responsável do Centro de Qualificação Social e Profissional, Carlos César Gomes Sturari, a duração dos cursos varia de 40 horas a 80 horas. “As aulas são uma vez por semana, como no corte e costura, e duas vezes por semana para os cursos como os de panificação”.

Segundo Sturari, o corte e costura é que tem maior procura. “O serviço de troca de um zíper ou colocação de um botão gera renda e é necessário pouco investimento com a aquisição de uma máquina apenas para trabalhar”, diz.

O curso de panificação faz parte do curso de culinária e os alunos apreendem na prática sobre a fabricação de pães, bolos, doces e salgados para festa. “Temos vários relatos de pessoas que fizeram o curso e já estão gerando renda para as famílias”, comemora.

Os cursos foram descentralizados, além da unidade do Ipiranga, funcionam também no CEU das Artes, que fica no bairro Ribeirão Verde. Na Vila Tecnológica tem outra unidade e também nos bairros Quintino Facci II, Campos Elíseos e no Valentina Figueiredo.

“A exceção do curso de culinária que é realizado apenas no Ipiranga, nos demais o interessado tem a opção de fazer a inscrição nestas unidades citadas”.

Para a inscrição basta a apresentação de um documento com foto que pode ser o RG e o comprovante de residência. Os cursos são oferecidos apenas para pessoas que moram em Ribeirão Preto.

Os monitores são todos concursados com formação nas suas respectivas áreas. A previsão é do início das aulas já a partir do dia 16 de abril. Os cursos acontecem no período de manhã, tarde e noite na unidade do Ipiranga, e de manhã e tarde nas demais unidades. “Os alunos com até 70% de frequência já saem com o certificado de conclusão do curso”, ressalta.

O Centro de Qualificação Social e Profissional funciona na avenida Dom Pedro I, 45, de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 18h30.

Mais informações pelos telefones 3630-0401 / 3630-2994.


Foto: Pixabay

Compartilhar: