Escola em Sertãozinho é ocupada por estudantes

Escola em Sertãozinho é ocupada por estudantes

Os alunos protestam contra o fechamento da E.E. Bruno Pieroni; Ocupação aconteceu nesta manhã

A Escola Estadual Bruno Pieroni, em Sertãozinho, entrou para lista das escolas que foram ocupadas por estudantes em protesto contra a reorganização proposta pelo Governo do Estado de São Paulo.

De acordo com presentes no local, cerca de 60 estudantes estão no prédio desde a manhã desta terça, 24. A escola é um dos 93 estabelecimentos de ensino que deixarão receber aulas do sistema estadual de ensino pela proposta de reorganização do governo para começar a partir de 2016, e serão cedidas à prefeitura ou se tornarão uma Etec.

A proposta da reorganização prevê a divisão de estabelecimentos em por ciclos únicos. A mudança afeta 311 mil alunos e 74 mil professores. Em Ribeirão Preto, cinco escolas participariam da reorganização com a adoção do ciclo único: Professor Domingos Batista Spinelli, Geraldo de Carvalho e Jenny de Toledo Piza, que apenas contarão com alunos de ensino médio, e o Walter Paiva e Professor Oscar de Moura Lacerda, estas serão destinadas apenas a estudantes de ensino fundamental de ciclo II – do sexto ao nono ano.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, outras 108 escolas foram ocupadas por estudantes até a segunda-feira, 23.

Há duas semanas, o prefeito José Alberto Gimenez (PSDB) reuniu-se com o secretário Estadual de Educação, Herman Voorvald, para que seja reavaliada a decisão do fechamento da escola. Segundo o prefeito, Voorvald iria avaliar a situação. Entretanto, ficou decidido que o Estado irá construir uma outra escola, no bairro Jardim Santa Marta.

Na semana passada, em reunião com professores, estudantes e funcionários das escolas estaduais, o secretário chegou a propor medidas para por fim as ocupações, embora tivesse reafirmado a reorganização. Os representantes das escolas recusaram a proposta.

Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar: