500km de Fé: De Ribeirão a Aparecida com uma bicicleta

500km de Fé: De Ribeirão a Aparecida com uma bicicleta

Diante de desafios, Marco Aurélio Dalan fez trajeto inspirado em Caminho de Santiago de Compostela

Com saída de Ribeirão Preto rumo ao Santuário de Aparecida, em Aparecida (SP), o ciclista de 43 anos Marco Aurélio Dalan percorreu mais de 500 km de bicicleta em cinco dias. O trajeto foi feito entre os dias 18 e 22 de abril.

O caminho da fé percorrido pelo ciclista é inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, itinerário mais famoso da Europa medieval, onde milhares de peregrinos, motivados pela fé, se dirigem às raízes religiosas e históricas do país.

Emocionado, Marco Aurélio conta que fez esse trajeto com três virtudes: foco, determinação e fé. “Com a minha fé consegui vencer todas as dificuldades, principalmente o sol. Ele era o meu pior inimigo”, relata.

Marco percorre esse caminho há oito anos, porém, este ano, foi a segunda vez em que fez o percurso sozinho. Os anos anteriores contava com a ajuda de uma equipe.

“Sozinho é uma situação complicada, pois não tem ninguém para te incentivar no momento de fraqueza. Tive que trabalhar o meu estado emocional para dar continuidade ao trajeto”, diz.

O ciclista acrescenta que o objetivo final do percurso era ter um momento de reflexão e de fé, por meio do esporte praticado há 15 anos.

Preparação

Dalan teve uma preparação intensa na Companhia Athletica para estar os cinco dias na bicicleta.

O preparo para iniciar o caminho da fé começou seis meses antes da data, com periodização de subida, musculação intensa e preparo para as descidas. “Na subida, consigo pedalar cerca de 20km/h, na descida esse número chega a 80 km/h, ou seja, há muita trepidação e se você não está preparado há um esgotamento muscular muito grande, gerando câimbras e muitas dores”, relata.

Só no primeiro dia, o ciclista percorreu cerca de 168km. Os outros 386km foram divididos ao longo dos quatro restantes, dando uma média de 90km diários. Além de quantidade de pedaladas, do terreno íngreme e das variações de temperatura, Dalan ainda carregou 4,7kg de mochila e dois quilos na bolsa de guidão.

A alimentação do ciclista também mudou nesses cinco dias de trajeto. Somente no café da manhã e no jantar, ele tinha uma refeiçãor melhor, pois os alimentos foram oferecidos pelas pousadas em que ele esteve hospedado. Durante o percurso, se alimentou de produtos ricos em carboidratos e proteína.

“É tudo muito simples, porém muito gostoso e importante para mim. Além de ouvir histórias locais, nas mesas das famílias, tento esquecer todos os meus problemas. Assim, dou mais valor ao que sou”, conclui.

Reta final

Marco Aurélio chegou ao Santuário de Aparecida, às 16h, do último dia 22.

“É como se fosse a primeira vez que estou na casa de Nossa Senhora Aparecida. É uma emoção muito grande”, diz. Ele acrescenta que se sente um vitorioso por poder chegar até o Santuário de bicicleta.


Fotos: Arquivo Pessoal

Compartilhar: