Jornalista escocês prepara livro sobre Sócrates

Jornalista escocês prepara livro sobre Sócrates

Livro de sertanezino chamou atenção do jornalista após reportagem do Portal Revide

Quase cinco anos após a morte de Sócrates Brasileiro, o ex-jogador de Corinthians, Botafogo, Fiorentina-ITA e seleção brasileira ainda permeia a cabeça dos fãs de futebol, sejam eles brasileiros ou estrangeiros.

O jornalista escocês Andrew Downie, da Agência Reuters, está pesquisando a história do ex-jogador radicado em Ribeirão Preto, para publicar obra sobre o Doutor, e procurou o autor do livro Sócrates, um intelectual em dois campos: da Democracia Corinthiana à democratização do país, do jornalista sertanezino Vinícius Alves de Souza, para estudos sobre o ex-jogador, após acompanhar reportagem no Portal Revide.

Leia mais:
Livro relata a participação de Sócrates na política

Sócrates completaria 62 anos nesta sexta-feira, 19 

“Na verdade, eu fiquei surpreso com o contato dele. Realmente não esperava que o livro, que ainda não foi publicado e foi feito apenas para o meu TCC [trabalho de conclusão de curso], tomasse essa proporção. Eu me coloquei à disposição dele para ajudar na produção do livro, contato com as fontes”, conta Vinícius.

A obra de Vinícius foi concebida como Trabalho de Conclusão de Curso da faculdade e aborda dois movimentos políticos fortes na década de 1980: a Democracia Corinthiana – movimento dos jogadores do Corinthians que exigia mais direitos trabalhistas e diálogos entre funcionários e diretoria – e a "Diretas Já" – que pedia a volta do voto direto para a escolha do presidente do País, já que o Brasil estava numa Ditadura Civil-Militar, instaurada em 1964.

Essa não é a primeira vez que Sócrates Brasileiro é tema de estudo e inspiração para a imprensa estrangeira. Em 2014, a televisão pública italiana, a RAI, produziu um documentário sobre a atividade política do ex-jogador. O documentário , Uno di noi Socrates, de Mimmo Calopresti, conta a história de Sócrates no futebol brasileiro e italiano, do período em que atuou na Fiorentina, entre 1984-85.

Além disso, em 2015, foi lançado o filme norte-irlândes Shooting for Socrates, de James Erskine, que conta a história da campanha do país gaélico na Copa do Mundo de 1986, no México, cujo ápice da história é a derrota por 3 a 0 para o Brasil, então capitaneado pelo Doutor – os gols brasileiros foram anotados por Careca (duas vezes), e Josimar.


Foto: Divulgação

Compartilhar: