Ribeirão Preto desiste de sediar Jogos Abertos do Interior

Ribeirão Preto desiste de sediar Jogos Abertos do Interior

Embora não anunciada oficialmente pela secretaria estadual de Esportes, prefeita informou que São Bernardo se dispôs a sediar os Jogos; competição deverá acontecer nos próximos 40 dias

A prefeita Dárcy Vera (PSD) anunciou no fim da tarde desta terça-feira, dia 21, que Ribeirão Preto não será sede da 79ª dos Jogos Abertos do Interior. Durante o pronunciamento, realizado no Palácio Rio Branco, a chefe do executivo revelou que a decisão foi tomada para não comprometer a agenda do evento – previsto para ser realizado entre os dias 26 de outubro e sete de novembro. “Já vínhamos trabalhando há algum tempo para reverter a decisão da justiça, mas não conseguimos. Para não correr o risco de prejudicar os Jogos Abertos do Interior, decidimos não aguardar pela decisão judicial”, justifica a prefeita.

Leia aqui:
Ribeirão Preto não receberá os Jogos Abertos do Interior

O secretário estadual de Esportes, Jean Madeira da Silva, encaminhou à prefeitura de Ribeirão Preto na quinta-feira, dia 17 de setembro, um ofício em que desaconselhava a cidade a sediar os Jogos devido à “impossibilidade de realocação dos alojamentos dos atletas em outras localidades não públicas”.

Nova sede

Com a desistência de Ribeirão Preto, a prefeita Dárcy Vera revelou ainda que os Jogos Abertos do Interior podem acontecer em São Bernardo do Campo.

“Em reunião com o secretário Layr Luchesi e o Deputado Campos Machado, que foi quem ajudou a trazer os Jogos, discutimos a possibilidade de transferir a competição, já que estava muito em cima da hora”, afirma.

Dárcy Vera conta ainda que nas duas últimas semanas participou de algumas conversas com o prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho (PT), e que o mesmo teria aceitado receber a 79ª edição dos Jogos.

Para o secretario municipal de Esporte, Layr Luchesi Jr, a cidade de Ribeirão Preto sofreu um derrota econômica e esportiva. “Respeito a decisão da justiça, mas não concordo. Os Jogos dariam um grande impulso econômico para Ribeirão Preto e região e nós temos uma derrota de grande porte no tocante à educação da juventude. Pois, entendemos que a realização do evento seria de extrema importância para os alunos, que teriam como espelho atletas que visitariam a cidade”, lamenta.

“Mais de 25% dos atletas que representaram o Brasil nos Jogos Pan Americanos poderiam estar aqui buscando índice olímpico, usando as nossas piscinas e as nossas quadras para que eles pudessem representar Ribeirão Preto e o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, mas, em mais de setenta anos, somente Ribeirão Preto não poderá alojar estes atletas da maneira como sempre foi”, completa Luchesi.

Calendário escolar

Para a realização dos Jogos Abertos, a secretaria municipal da educação de Ribeirão Preto propôs, no final de 2014, um calendário que previa a realização dos Jogos Abertos do Interior. Com a homologação do cronograma escolar, as escolas municipais e estaduais de ensino fundamental não entraram em recesso. O secretário municipal de Educação, Angelo Invernizzi Lopes, anunciou durante a coletiva que mesmo a cidade não sediando os jogos, o calendário escolar homologado será mantido. “O recesso dos alunos e professores, que não ocorreu no mês de julho, ocorrerá na última semana de outubro e na primeira semana de novembro, conforme já era previsto”, conclui.

Revide on-line
Bruno Silva

Compartilhar: