Mais de 1 milhão de estudantes devem trocar de escola no ano que vem

Mais de 1 milhão de estudantes devem trocar de escola no ano que vem

Medida do Estado de SP aponta que cada estabelecimento poderá abrigar apenas um ciclo de educação

A rede de ensino do Estado de São Paulo vai passar por mudanças a partir do ano que vem. Isso porque mais de 1 milhão de estudantes terão de trocar de escolas em razão de uma nova diretriz do Governo Estadual, que pretende ampliar o número de escolas que oferecem ciclo único.

Os estabelecimentos de ensino só poderão abrigar turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, ou do 6º ao 9º ano, desta mesma etapa, ou apenas turmas de ensino médio, por exemplo. Segundo o Estado, a medida é necessária para não haver mais mistura de estudantes de diferentes idades.

A medida já é válida a partir de 2016, e os estudantes vão ser transferidos para escolas que ficam até 1,5 quilômetro de distância de onde estudam atualmente.

A Secretaria Estadual de Educação aponta que o projeto é necessário, pois existe a tendência de queda de 1,3% ao ano da população em idade escolar no Estado de São Paulo, de acordo com levantamento da Fundação Seade. A rede pública de ensino possui atualmente 1,8 milhão de alunos a menos do quem em 2000.

Porém, nem todas as unidades de ensino passarão pela reorganização. De acordo com a Secretaria, algumas escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão, devido às diferenças demográficas e as necessidades por escolas para diversas faixas etárias em algumas regiões, mas ainda é necessário a realização de estudos para definir quais são as escolas selecionadas, que serão divulgadas em novembro.

Segundo o Governo Estadual, as trocas serão automáticas e realizadas pela diretoria de ensino. Os pais e estudantes serão avisados em reuniões nas unidades onde os alunos frequentam atualmente.

Os professores efetivos também serão transferidos e concorrerão normalmente às atribuições de aula, já os docentes temporários serão destinados às novas unidades à medida que houver necessidade.

Revide Online
Leonardo Santos
Fotos: Arquivo Revide 

Compartilhar: