Artistas de Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra lançam projeto no Dia da Amazônia
Foto: Divulgação

Artistas de Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra lançam projeto no Dia da Amazônia

Intervenção artística é uma forma de conscientização sobre a importância da preservação

Neste dia 5 de setembro, terça-feira, é comemorado o Dia da Amazônia, data usada para alertar sobre a necessidade de preservação do bioma, um dos mais valiosos patrimônios naturais da humanidade. Este bioma representa dois terços das florestas naturais do Brasil e cobre quase 50% do território brasileiro, sendo o maior do país. Além disso, é a principal floresta tropical do mundo, um ecossistema que concentra vasta biodiversidade. 



 

Como forma de celebrar, os artistas Saulo Barboza, Lucas Silva e Daniel Boldrin desenvolveram o projeto audiovisual "RIP Amazônia", sendo ele uma "expressão artística de quem respira a fumaça da floresta que queima e faz arder os pulmões", diz a sinopse do vídeo. Além disso é "uma catarse que mobiliza a raiva e a indignação perante os maus-tratos do bicho humano para com as florestas e as várias formas de vida, incluindo a humana, que dependem da floresta de pé para viver. RIP Amazônia é um grito que vem do beco da alma. Um minuto de barulho que expressa o luto pela morte da floresta que morre um pouco mais a cada dia. Morte essa que também nos mata", finaliza a sinopse.



 

A peça, segundo o artista e idealizador do projeto, Saulo Barboza, surgiu da raiva e da indignação com os maus-tratos de alguns humanos para com a floresta. "O objetivo inicial era justamente extravasar nossa raiva e indignação. Esses são sentimentos muito poderosos e, por meio da arte, conseguimos dar um encaminhamento a eles.", disse o artista.



 

Confira o vídeo abaixo:

 

Compartilhar: