Boticário celebra 46 anos e franquia da marca, em Ribeirão Preto, reforça a sua atuação na área de sustentabilidade

Boticário celebra 46 anos e franquia da marca, em Ribeirão Preto, reforça a sua atuação na área de sustentabilidade

O Grupo Cedro, que criou um Comitê de ESG com ações direcionadas aos impactos ambientais e sociais nas comunidades onde atua, é referência em empreendedorismo e inovação na região

O Grupo Cedro, empresa familiar com governança corporativa, administrado pelas sócias diretoras Imara, Fabiana e Flávia Borges, vem trilhando uma história de sucesso na região de Ribeirão Preto. Com forte atuação na área de sustentabilidade, a empresa, que possui 27 lojas do Boticário e mais uma do revendedor em Ribeirão e região, está há 35 anos no mercado, sendo uma referência em empreendedorismo e inovação.

 

 

E para celebrar os 46 anos da marca O Boticário, o Grupo Cedro reforça o seu compromisso com o meio ambiente e com a sociedade, assim como marca de beleza que propõe ações simples, como retornar embalagens vazias de produtos, visando contribuir para um futuro mais sustentável, além de transformar a realidade de famílias que trabalham com reciclagem.

 

 

Reforçando este compromisso, o Grupo Cedro criou um Comitê de ESG, que reúne ações direcionadas aos impactos ambientais e sociais nas comunidades onde atua. A iniciativa ainda inclui um ranking de sustentabilidade com o intuito de estimular equipes, utilizando de premiação e metas mensais de arrecadação de embalagens por loja e venda direta, para comunicar consumidores e revendedoras sobre coleta de embalagens.  

 

 

"Nós estamos sempre atentos aos movimentos globais de sustentabilidade e também da marca O Boticário para que possamos transformar nossa empresa e nossos colaboradores em referência em bons hábitos e prontos para o futuro. Por isso criamos um setor específico para cuidar e promover essas ações de forma responsável e consciente", explica Flávia Borges, diretora de ESG do Grupo.

 

 

Em 2022, a empresa arrecadou mais de 19 toneladas de embalagens, destinadas para a reciclagem. Este ano, a meta é arrecadar mais de 30 toneladas. Além disso, o Grupo Cedro tem realizado pesquisas sobre uso de energia fotovoltaica em parceria com duas empresas na busca de energias renováveis.

 

 

O Comite de ESG também possui o pilar de impacto social, que realiza trabalhos voltados para entidades das cidades de atuação. Um exemplo é o projeto de maquiagem inclusiva, por meio de uma parceria com a ADEVIRP (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e região).

 

 

Após estudos, treinamentos e pilotos com terapeutas ocupacionais sobre como ministrar cursos de maquiagem para pessoas com deficiência visual, o projeto já aplicou dois cursos, que reúnem áudios e apostila em baile, com o objetivo de proporcionar autonomia para as mulheres com deficiência visual.

 

 

No final de abril, acontece o terceiro curso e a previsão é ministrar um curso a cada dois meses. Para pessoas com T21 (Síndrome de Down), a empresa participou do evento de celebração do Dia Internacional das Pessoas com T21, em parceria com o projeto FADA (Família Diversidade e Amigos), que contou com mais de 500 pessoas, fomentando beleza, bem-estar e oportunidade de acesso para todas as pessoas.

 

 

O pilar de diversidade e inclusão é também fortemente trabalhado no recrutamento e seleção de colaboradores do Grupo Cedro, bem como a apresentação de materiais explicativos para a equipe e a existência de um grupo, chamado Diversidade e Inclusão, com todos os colaboradores, para compartilhamento de temas da atualidade.

 

 

BotiRecicla

 

 

O Boticário celebra seu aniversário de 46 anos e reforça o seu compromisso com o meio ambiente e com a sociedade, propondo que seus consumidores se juntem à marca numa ação de esforço concentrado para retornar embalagens por meio do programa BotiRecicla.

 

 

Idealizado há 17 anos, o BotiRecicla é o maior programa de logística reversa em número de pontos de entrega voluntária (PEV) do Brasil no mercado da beleza. São mais de 4 mil pontos em todos os estados, além da grande rede de venda direta com revendedoras recebendo embalagens vazias de produtos de qualquer marca do segmento CFT (sigla em inglês para Cosméticos, Fragrâncias e Higiene Pessoal).

 

 

A entrega de embalagens de cosméticos vazias (de qualquer marca) para o BotiRecicla gera desconto na loja: levando três ou mais, os clientes cadastrados no Clube Viva recebem R$15 reais de desconto nas compras acima de R$150 reais. Ou seja, enquanto contribui com o meio ambiente, o consumidor também é beneficiado.

 

 

 

O legado do BotiRecicla é transmitido aos colaboradores, franqueados e força de venda, sempre visando a importância sobre a reciclagem. Além de reduzir o impacto ambiental com a destinação adequada do resíduo, o projeto traz a possibilidade de geração de renda para as famílias que trabalham com recicláveis nas cooperativas parceiras e também contribui na frente de contrapartidas sociais. Alguns materiais coletados pelo BotiRecicla já foram utilizados como insumo para construção de alguns itens das escolas e lojas sustentáveis, bem como equipamentos escolares. Considerando toda a rede de franqueados e colaboradores do Grupo Boticário, são milhares de envolvidos no programa, além de transportadoras parceiras e 14 cooperativas homologadas.

 

 

Sustentabilidade de ponta a ponta

 

 

Além do reaproveitamento de resíduos para a fabricação de várias embalagens das marcas do Grupo Boticário, os materiais reciclados também são destinados para outros locais, como as lojas sustentáveis, projeto-piloto iniciado em 2020, que possui 37 unidades e utiliza cerca de 1 tonelada de plástico reciclável a cada loja construída. Em Ribeirão Preto, o Grupo Cedro implantou uma dessas unidades que fica na loja 10 do Savegnago da Avenida Silveira Martins, no bairro Campos Elíseos.

 

 

Dessa forma, cerca de 37 toneladas de plástico foram reaproveitados e irão retornar para as ruas de uma maneira mais limpa, reduzindo os impactos no meio ambiente. Outro exemplo é o projeto que reaproveitou tampas da fragrância Floratta com a tecnologia Surlyn, reciclando a matéria-prima e criando um novo ciclo de vidas para os materiais em lançamentos da linha: foram recicladas 3 toneladas, trazendo uma redução de carbono 10%, se comparada à matéria-prima virgem.

 


Foto: Lidia Muradás

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