Campanha Civilidade nas Ruas quer enviar mais uma tonelada de blister para reciclagem

Campanha Civilidade nas Ruas quer enviar mais uma tonelada de blister para reciclagem

Cerca de 800 quilos já estão armazenados e os organizadores da ação querem mais 200 quilos nos próximos dias

Nove bags de cartelas vazias de comprimidos (blisters) coletados pela Campanha Civilidade nas Ruas já estão prontos para percorrer 820 quilômetros de Ribeirão Preto ao interior paranaense, onde serão transformados em novos produtos ao invés de serem descartados no lixo comum.

 

 

Cada bag guarda cerca de 80 quilos e os organizadores pedem à população que depositem suas cartelas vazias de comprimidos nos pontos de coleta nos próximos dias para que a campanha consiga a uma tonelada de material para reciclagem na próxima semana.

 

 

As bags de blister coletados na cidade são armazenadas em um galpão em Ribeirão Preto e transportadas até União da Vitória, Paraná, onde são recebidos pela Unicomper, indústria que utiliza o plástico e o alumínio presentes nas cartelas na fabricação de produtos para o mercado da construção civil, como portas, rodapés, batentes e guarnições.

 

 

A campanha Civilidade nas Ruas foi lançada em 2019 pela AEAARP-Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto e cresceu com a adesão de novos parceiros como SINCOVARP-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, CDL-Clube dos Dirigentes Lojistas, Lions Clube Ribeirão Preto Campos Elíseos e Lions Clube Centro e, mais recentemente, os Lions Clubes de Brodowski e Cravinhos.

 

 


O último carregamento de blisters coletados pela Civilidade nas Ruas saiu de Ribeirão Preto em dezembro de 2022 com 560 quilos. Cada cartela é importante para a campanha porque a cidade ganha cadeiras de rodas para instituições beneficentes. Por isso, os organizadores pedem às famílias para depositarem suas cartelas nos pontos de coleta, solicitam que as empresas mobilizem colaboradores, o mesmo para associações e demais agentes da sociedade civil.

 

 

 

No fim do ano passado, o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto ganhou uma cadeira de banho (que corresponde a uma tonelada de blisters) e uma cadeira de rodas (trocada por uma tonelada e meia de cartelas).

 

 

Tânia Cristina Costa Mascioli, presidente de Divisão D2, Distrito LC6 da Associação de Lions Clube Internacional, ressalta: “Reforçamos o pedido às farmácias e drogarias da cidade para que viabilizem caixas de coleta de blister em seus espaços e também estimulem clientes a entregarem suas cartelas vazias para que consigamos chegar a uma tonelada na próxima semana, quando deve partir o próximo carregamento para o Paraná”. A população de Cravinhos e Brodowski pode destinar as doações nos ecopontos dos Lions Clubes dessas cidades.

 

 

O portal da AEAARP mantém atualizada uma lista de endereços para descarte de material reciclável, incluindo blister: link .


Foto: Divulgação

Compartilhar: