Ribeirão Preto despenca em ranking Ambiental do Programa do Município VerdeAzul
Ribeirão Preto despenca em ranking Ambiental do Programa do Município VerdeAzul

Ribeirão Preto despenca em ranking Ambiental do Programa do Município VerdeAzul

Em 2015 a cidade ocupava a 37ª posição, neste ano caiu para 45ª; Sertãozinho perdeu 18 posições, caindo da 2ª para a 20ª colocação

Ribeirão Preto aparece na 45ª colocação no ranking Ambiental do Programa do Município VerdeAzul (PMVA), com 85,49. O anúncio foi feito pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na tarde desta quinta-feira, 8. A cidade perdeu oito colocações em relação ao ranking divulgado no ano passado, quando ocupava a 37ª posição.

Queda brusca sofreu Sertãozinho, que ocupava a 2ª posição no ano passado, mas, na lista divulgada na edição deste ano aparece na 20ª posição.

Cidade vencedora

A cidade de Novo Horizonte conquistou o título de município com a melhor gestão ambiental de 2016. Novo Horizonte somou 98,69 pontos. Em segundo lugar, ficou Botucatu, também no interior, com 98,11 pontos. É a segunda vez consecutiva que as duas cidades aparecem no mesmo lugar do topo do ranking. O anúncio foi feito no São Paulo Expo, na capital paulista.

Atrás de Novo Horizonte e Botucatu ficou Jundiaí, com 97,45 pontos. E, pela primeira vez na história do PMVA, empatados em quarto lugar, Catanduva e Votuporanga com 97,38. Bragança Paulista assumiu a quinta posição com 96,81 pontos.

Confira o ranking ambiental ciclo 2016

O Programa

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Município Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para a realização do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking ambiental dos municípios paulistas”.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: