Ribeirãopretano plantou mais de 600 árvores no município em 2017
Carlos Orlandini decidiu começar o plantio após perceber que precisava tomar uma iniciativa para mudar a cidade

Ribeirãopretano plantou mais de 600 árvores no município em 2017

No último ano, Horto Municipal fez a doação de mais de 25 mil mudas de plantas

No ano de 2017, o Horto Municipal de Ribeirão Preto fez a doação de mais de 25 mil mudas de plantas e árvores, de acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. São diversas espécies disponíveis para a população que deseja trazer mais verde para o município, sejam elas exóticas e frutíferas para a arborização urbana e para o plantio em áreas verdes, de reflorestamento e  matas ciliares.

Um prato cheio para o perfumista Carlos Orlandini, que só em 2017, plantou, sozinho, 600 árvores em Ribeirão Preto, após seguir o exemplo do sogro.

“Sempre tive vontade de fazer o bem para todos, mas nunca tive nenhuma iniciativa. E, andando pelas ruas, sempre via que faltava alguma coisa. Conversando com o meu sogro, acabei descobrindo que ele fez grande parte do plantio de árvores na Avenida Pio XII. Aí, resolvi começar também. Desde então, há um ano, planto 50 árvores por mês”, conta.

Orlandini até criou um grupo no Facebook para juntar pessoas interessadas em deixar o município um pouco mais verde, no qual ele congrega o pessoal para o plantio e também doações de mudas. Além disso, ele faz geminações de sementes dentro da própria casa.

Os locais para o plantio ele escolhe a partir de informações recebidas de funcionários do próprio Horto Municipal, onde ele pede dicas de quais espécies para plantar e em qual lugar é permitido. 

Têm vários locais que a CPFL está arrancando as mudas por conta da fiação de transmissão. Existem regras para o plantio por conta dos espaços. Frutíferas não podem ser plantadas em canteiros, por exemplo”, comenta o perfumista, que faz o plantio das mudas em bairros periféricos, como Adão do Carmo e Jardim Manoel Pena.

“Sempre estou visitando os locais onde plantar. Uma sensação de bem estar e dever cumprido”, resume o sentimento de deixar Ribeirão Preto um pouco mais verde.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: