Veja 3 dicas de como cultivar hortas em casa
Veja 3 dicas de como cultivar hortas em casa

Veja 3 dicas de como cultivar hortas em casa

Confira as dicas que o Portal Revide separou para o plantio de hortaliças em espaços maiores e recipientes

Cultivar hortas em casa se tornou algo cada vez mais comum na vida das pessoas que buscam alimentações saudáveis e orgânicas. Elas facilitam na hora de cozinhar e trazem vários benefícios para quem cultiva. Pensando nisso, o Portal Revide separou algumas dicas da Unesp pela cartilha "Horta em Casa" de como manter hortaliças. Confira:

1. Local

A escolha do local é muito importante para o cultivo das hortaliças. Para isso, é preciso obedecer algumas regras, sempre que possível. As hortas precisam de muita luz para crescerem saudáveis, então devem ficar em locais ensolarados e sem sombras. Também é fundamental a água em abundância, pois as hortaliças precisam sempre estar regadas. O terreno, ou vaso, deve estar bem drenado e nunca encharcado, pois as hortaliças precisam respirar, e em terras muito molhadas a quantidade de ar é insuficiente, muitas vezes causando o aparecimento de doenças.

2. Preparo

Depois de escolher o local onde serão plantadas as hortaliças (vasos, canteiros, jardins, etc.), é preciso preparar o lugar para o plantio.

- Espaços maiores: Se o plantio for acontecer em terrenos, canteiros e jardins maiores é preciso que o local fique limpo e livre de qualquer tipo de sujeira, mato ou entulho. Ele deve ter de 15 a 20 cm de altura, com cerca de 1 metro de largura, podendo variar de acordo com o espaço disponível para o plantio, caso seja um lugar grande, deixar de 40 a 50 cm de largura para circulação.

- Adubação: As hortaliças retiram muitos nutrientes do solo, como nitrogênio, fósforo e potássio, sendo assim, o plantio devem ocorrer em locais bem adubados, com esterco curtido ou compostos orgânicos.

- Produção em Recipientes: Devem ser usados qualquer tipo de recipiente resistente à umidade, como vasos de cerâmica, plástico, latas, garrafas ou caixotes, que devem ficar em lugares arejados e iluminados. É preciso que eles contenham furos no fundo para que ocorra o escoamento da água. Também é preciso que seja feita a mistura de terra e adubo em partes iguais para o plantio.

- Recipientes de 20 a 25 cm de profundidade: Nesses recipientes podem ser plantados agrião, alface, cebolinha, coentro, rúcula, espinafre, morango, rabanete, chicória, almeirão, beterraba, salsa, entre outras.

- Recipientes de 30 a 50 cm de altura e 20 a 30 cm de diâmetro: Nesses recipientes podem ser plantados jiló, couve, berinjela, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, quiabo, tomate, entre outras.

3. A colheita

A colheita de uma horta caseira não precisa se realizada rigorosamente, podendo ser feita aos poucos, antes ou depois do ponto.  

 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: