Caso de sarampo em Ribeirão Preto vira notícia no Le Monde, da França
Publicação cita o primeiro caso de sarampo registrado no município em 10 anos

Caso de sarampo em Ribeirão Preto vira notícia no Le Monde, da França

Um dos mais tradicionais jornais do país europeu descreveu o temor das autoridades brasileiras pela diminuição da cobertura de vacinas

O registro de um caso de sarampo em Ribeirão Preto foi noticiado até no jornal Le Monde, da França, um dos maiores periódicos do país europeu. Na reportagem “Le Brésil redoute la réapparition de la polio” (Brasil teme reaparecimento da polio, em tradução livre), que trata da diminuição das pessoas vacinadas no País.

A matéria escrita pela correspondente Claire Gatinois afirma que as autoridades de saúde brasileiras estão em alerta com a redução drástica da vacinação. Na última semana, o Portal Revide mostrou que três cidades da região de Ribeirão Preto têm cobertura vacinal de poliomielite abaixo de 50%.

O texto ainda aborda que, além da pólio, outra doença que tem deixado em alerta as autoridades de saúde é o sarampo, e cita Ribeirão Preto, que teve divulgada, nesta semana, a confirmação de um caso da doença - o primeiro nos últimos dez anos no município.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, este caso de sarampo registrado no município é de um paciente que teria contraído o vírus no mês de abril. Segundo a pasta, as ações de bloqueio foram realizadas prontamente, mas o risco de reintrodução do vírus é considerado alto.

“Podendo ser destacados: a ampla circulação do vírus do sarampo no continente Europeu, em especial na Rússia; a transmissão importante ocorrendo nos Estados de Roraima e Amazonas; a identificação de casos na cidade do Rio de Janeiro e Porto Alegre”, afirma em nota.

Desta maneira, uma campanha de vacinação contra o sarampo em Ribeirão Preto começa na próxima segunda-feira, 16, e se estende até o dia 3 de agosto. O trabalho para cobertura vacinal será intensificado. Com isso, a vacina tríplice viral (SCR) será disponibilizada para pessoas entre 5 e 29 anos de idade, com menos de duas doses da vacina SCR.

Em razão do risco de contaminação do vírus, os profissionais da saúde, aeroportos, terminais rodoviários, serviços hoteleiros, taxistas, entre outros, que frequentemente entrem em contato com viajantes, também devem estar com a vacinação completa contra a doença.


Foto: Reprodução

Compartilhar: