Vila Tibério: coração sangrando

Vila Tibério: coração sangrando

Bem no centro da Vila Tibério, o Lar Santana — um patrimônio histórico —, está se deteriorando ano a ano

Inaugurado em 1931, pela Ordem das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, o Lar Santana é um símbolo da Vila Tibério. Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal (Conppac), o prédio de 7.863,38m², avaliado em cerca de R$ 6 milhões, está abandonado há mais de sete anos, sofrendo depredações e vandalismo.

 

O imóvel, localizado na Rua Conselheiro Dantas, no quadrilátero com as ruas Aurora, Jorge Lobato e Conselheiro Saraiva, foi escola e também orfanato, entre 1948 e 2014, quando a Ordem das Franciscanas anunciou sua desativação em função do elevado investimento necessário para renovação do alvará do Corpo de Bombeiros. Através da lei nº 13.432, de 22 de janeiro de 2015, a Câmara Municipal tornou o imóvel patrimônio cultural, histórico e arquitetônico do município.

 

E, em 2016, pela lei complementar nº 2.791, de 31 de agosto, o Legislativo aprovou sua permuta com outros dois terrenos municipais de valor de mercado equivalente.


Ernestina Martins, vizinha do imóvel há mais de 60 anos, lamenta o abandono do patrimônio histórico.

 

“Fiquei amiga das irmãs, temos contato até hoje. O Lar atendia mais de 300 alunas e fui madrinha de algumas delas. É uma pena ver a situação em que está, ali tem portas e armários de madeira maciça, algo que não se vê mais, e tudo está sendo levado aos poucos, ou pela falta de zelo, ou por ladrões que invadem o local. Tenho muitas lembranças de momentos felizes ao lado das irmãs e das alunas ali, mas, hoje em dia, o sentimento é de insegurança e pesar”, lastima. 

 

Valor histórico


Seu grande valor histórico está associado a ter ocorrido ali a única prisão de uma religiosa pelo Regime Militar no Brasil, da madre superiora Maurina Borges da Silveira — conhecida como a Freira Torturada pela Ditadura —, que foi presa em 1969, acusada de acobertar no local militantes contrários ao regime. Ela foi torturada, banida do país e asilada no México, retornando 15 anos depois. Faleceu em 2011, em Araraquara.

 

“A situação do Lar Santana é de dar dó. As soluções vêm sendo procrastinadas, nada sai do papel, e ele está se deteriorando há anos. Uma judiação o que acontece com essa obra que está se desfazendo, bem no coração da Vila Tibério. É vergonhoso, parece que estão passando uma borracha em cima da história”, avalia a presidente da AMOVITA, Tânia Muraca.


Em nota, a Prefeitura informa que o local será revitalizado pela Secretaria Municipal da Educação, que ocupará o prédio após a reforma. Diz que uma licitação para elaboração dos projetos executivos ocorreu no começo de 2022 e que a ganhadora do certame foi a empresa TS2 Arquitetura e Construções Ltda Epp, que já entregou um levantamento histórico da arquitetura da edificação, anteprojeto, estudo preliminar e projetos executivos.

 

Sem estipular prazos, afirma que o processo está na etapa de elaboração dos projetos complementares e que na sequência será dada entrada para aprovações nos órgãos competentes quando, então, abrirão licitação da obra/ execução dos projetos desenvolvidos. A nota afirma ainda que a Guarda Municipal realiza rondas diárias pelo local, para manter a segurança, e que o Departamento de Limpeza Urbana também executa a roçada e a limpeza do local periodicamente. 

 

Confira mais sobre a Vila Tibério e outros bairros de Ribeirão Preto na editoria "Nosso bairro, nossa história".


Fotos: Revide

Compartilhar: