Vila Tibério: Fernando Braga

Vila Tibério: Fernando Braga

Conheça algumas das personalidades da Vila Tibério, em Ribeirão Preto

Precisando saber de algo sobre a Vila Tibério, é só falar com ele. Filho de Dirce, cabeleireira conhecida na Vila Tibério, e Ildefonso, o ‘Nini’, comprador de gado, Fernando Braga é pai de três filhos e avô de três netos. Nasceu, cresceu, casou, mudou de cidade, separou e voltou para a Vila e assim lá se vão mais de 40 anos de relação afetiva com o bairro.

 

Do hiato entre o menino que brincava de bola pelas ruas e frequentava a livraria São Paulo e o jornalista que trabalhou em diferentes veículos, nasceu o Jornal da Vila — publicação mensal criada por Fernando que, desde 2005, narra a história do bairro e da sua gente, preservando a memória de seus patrimônios materiais e imateriais. 

 

O próprio jornal virou patrimônio da Vila Tibério, guardado em páginas encadernadas, enfileiradas na estante do escritório do jornalista. Mantido pelo valor que os empresários atribuem a possuir um veículo de comunicação no bairro, o jornal faz parte do cotidiano dos moradores, que aguardam pelas notícias, colecionam exemplares e também dão sugestões. Porta-voz da Vila Tibério, segundo um leitor o jornal “resgatou a alma do bairro”. Isso, claro, deixou Fernando para lá de feliz.

 

“Quando a ideia surgiu, a Vila estava triste, tinha muita gente querendo se mudar”, recorda. Em quase duas décadas de publicação, o jornal já resgatou o valor de muita gente que mora ou trabalha na Vila, e ainda tem muito o que contar.

 

 


 

Confira mais sobre a Vila Tibério e outros bairros de Ribeirão Preto na editoria "Nosso bairro, nossa história".


Fotos: Revide

Compartilhar: