Vila Tibério: lugares

Vila Tibério: lugares

Conheça alguns dos principais pontos da Vila Tibério

Santuário centenário


Este ano, o Santuário Nossa Senhora do Rosário, localizado na rua Martinico Prado, 599, na Vila Tibério, completa 110 anos. Inaugurada em 24 de dezembro de 1919, foi a primeira paróquia de Ribeirão Preto, depois da Catedral. Criada por decreto pelo bispo Dom Alberto José Gonçalves, em 12 de março de 1914, a paróquia teve sua pedra fundamental abençoada em 2 de junho de 1918 e em apenas 16 meses estava construída.

 

Em 5 de setembro de 1923, foram concluídas as pinturas internas e os afrescos assinados por Victor Gregolin (mestre de Portinari). Depois dos padres Guilherme Arnold (1914-1917) e Valdomiro Ciriza (1917-1924), outros 22 sacerdotes Missionários Claretianos atuaram na construção da história centenária do Santuário até a condução atual do Pároco-Reitor Daniel Aparício Rasteiro. Além da população da Vila, o Santuário centenário atrai muitos fiéis de outros bairros e até de cidades da região.

 

São quase duas mil pessoas nas missas aos finais de semana e muitos casamentos ali celebrados por tradição. Cuidar desse patrimônio histórico, cultural e religioso é um desafio que Pe. Daniel acolhe com gratidão, contando sempre com apoio de todos.

 

Escola centenária


Construída na “Chácara Martinico” ou “Chácara Veridiana” — como era conhecido o imóvel vendido à Prefeitura Municipal e, posteriormente, doado ao Governo do Estado de São Paulo, pela Resolução nº 797, em 28/4/1919 —, a atual Escola Estadual “D. Sinhá Junqueira”, localizada na rua Conselheiro Dantas, 358, entre as ruas Luiz da Cunha, Martinico Prado e Conselheiro Saraiva, tem projeto de Mauro Álvaro e foi inaugurada em 16 de outubro de 1921, como 3º Grupo Escolar de Ribeirão Preto. Pelo Decreto nº 23.949 de 16/12/1954, passou a chamar-se Grupo Escolar “D. Sinhá Junqueira”, uma homenagem à Theolina de Andrade Junqueira (Sinhá Junqueira), que faleceu em 8/11/1954 e foi responsável por muitas ações sociais e filantrópicas em Ribeirão Preto e região.

 

A escola integra um conjunto de 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo, entre 1890 e 1930, com importante significado cultural, histórico e arquitetônico. Por isso, foi tombada pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, através da Resolução SC 60, de 21/07/2010.

 

Caixa d'água

 

Localizada mais ou menos no meio da Vila Tibério, entre a Avenida Antônio Zerrener e a Rodoviária, uma enorme caixa d’água em forma de disco-voador divide o bairro em parte alta e parte baixa, servindo como ponto de referência. Antes do GPS, com certeza, ela já ajudou muita gente a dentro do bairro se encontrar.

 

 

Parque Maurílio Biagi


O Parque Ecológico Maurílio Biagi é um dos maiores da cidade e atrai, não apenas moradores da Vila Tibério, mas de outros bairros também. Possui uma pista de skate de 4 mil m² — projetada pelo decacampeão mundial Bob Burnquist —, inaugurada em 9 de outubro de 2021. Pode ser usada para skate park e skate street, modalidades integrantes dos Jogos Olímpicos, além de patins e bike BMX.

 

Praças

Praças Coração de Maria, Francisco Schmidt e José Mortari são as maiores e mais movimentadas do bairro.

 

Avenida do Café

Dividindo a Vila Tibério e a Vila Amélia, a Avenida do Café é uma importante referência para o bairro. Passou por obras recentes para criação de corredor de ônibus e ciclovia — entregues em dezembro de 2020 —, e seus 3,23 quilômetros de extensão interligam a região do Parque Maurílio Biagi e do Terminal Rodoviário ao campus da USP.  Melhoria urbanística para 116,7 mil motoristas e usuários do transporte coletivo urbano. 

 


 

 

Confira mais sobre a Vila Tibério e outros bairros de Ribeirão Preto na editoria "Nosso bairro, nossa história".


Fotos: Revide

Compartilhar: