Vila Tibério: União pela preservação
Encontros constantes com representantes da administração em busca de soluções para o bairro

Vila Tibério: União pela preservação

Com uma associação de bairro ativa — a AMOVITA —, a Vila Tibério pede solução para antigos problemas e novos investimentos

Há mais de 20 anos, a AMOVITA – Associação dos Moradores da Vila Tibério e Adjacências se reúne para cuidar das necessidades da Vila Tibério, Vila Amélia e Jardim Antártica.

 

Com 12 membros efetivos e presidida, atualmente, pela comerciante Tânia Muraca — 2021 a 2025 —, a associação se encarrega de encaminhar ofícios aos órgãos competentes para solução de problemas como buracos em ruas, vazamentos, pontos sem iluminação, podas de árvores, policiamento, restauro de praças, lugares sem arborização, não recolhimento de lixos, mudanças de horários de ônibus para atender a trabalhadores, instalação de semáforos, falta de água e falta ou diminuição do número de médicos nas unidades de saúde, entre outras demandas.

 

Entre os maiores problemas do bairro e adjacências, Tânia destaca a aglomeração de moradores de rua, que vem gerando sensação de insegurança para moradores e comerciantes; o abandono do Lar Santana, um problema de longa data, que distintas administrações públicas não foram capazes de solucionar; a falta de arborização e a sujeira nas calçadas gerada por donos de pets que não recolhem as fezes de seus bichos de estimação.

 

“Um dos nossos maiores problemas, infelizmente, é o das pessoas em situação de rua. Eles foram tirados da Praça Schmidt, mas o problema apenas mudou de lugar. A maioria tem problemas com uso de drogas, está doente e precisa de tratamento. É um problema que se arrasta há vários governos sem solução. Claro que eles têm o direito de ir e vir, mas também não podem atrapalhar o dia a dia do bairro como vem acontecendo. As pessoas se sentem incomodadas ou com medo e a sensação de insegurança piorou, pois acontecem muito furtos de torneiras, lâmpadas, fiação, etc. Muitos proprietários até evitam colocar placa de locação em seus imóveis por conta disso. O policiamento da Guarda Municipal e Civil e as visitas de pessoal da Assistência Social não são suficientes. Algo mais sério precisa ser feito, tem gente pensando até em se mudar pela sensação de medo crescente”, explica Tania.


Apesar dos problemas “a Vila”, como é carinhosamente chamado o bairro pelos moradores, possui muitos atrativos

 

. “É um bairro lindo, próximo ao Centro, antigo, cheio de história, onde as pessoas se conhecem. Um lugar ótimo para morar, porque tem de tudo, é uma minicidade com várias praças, mercados, farmácias, varejões, tudo você encontra na Vila Tibério, tem praças vivas, onde as crianças brincam a tarde e os adultos praticam esportes pela manhã, feiras aos domingos onde você vai cumprimentando todo mundo, o que já não se vê mais hoje em dia, e os amigos que você faz na vila leva para sempre. Uma vez tiberense, sempre tiberense”, conclui Tânia. 

 


“Uma vez tiberense, sempre tiberense”, destaca a presidente da AMOVITA, Tânia Muraca

 

Pedidos da Vila

 

• Mais árvores, por favor!

 

• Calçadas limpinhas... Gente, não esquece da sacolinha na hora do passeio do pet.

 

• Mais brinquedos para as crianças em nossas praças: José Mortari, Coração de Maria, Praça Schmidt, Santa Luzia e no Parque Maurílio Biagi.

 

• Agilidade nos consertos e reparos de bancos nas praças, na troca de lâmpadas...

 

• Mais policiamento.

 

• Menos moradores nas ruas.

 

• E um destino adequado para o Lar Santana.

 


 

Confira mais sobre a Vila Tibério e outros bairros de Ribeirão Preto na editoria "Nosso bairro, nossa história".


Foto: Fernando Braga

Compartilhar: