Cadelinha sofre acidente após se assustar com fogos de artifício, em Ribeirão Preto

Cadelinha sofre acidente após se assustar com fogos de artifício, em Ribeirão Preto

Veterinária dá dicas de como evitar acidentes em razão dos barulhos dos fogos de artifício em comemorações

Uma cadelinha sofreu um acidente após se assustar com fogos de artíficios em Ribeirão Preto. Com a Copa do Mundo e a chegada das festas de final de ano, acidentes como esse se tornam mais recorrentes. 

 

Layres Larry Valentim da Silva Alves, moradora do Parque Ribeirão, é a dona da cachorrinha Mel, que sofreu o acidente. Em um dos jogos do Brasil, o animal se assustou e acabou se prendendo e ficando pendurada em um varal de chão. O acidente acabou machucando o olho da cachorra, que foi atendida Hospital Veterinário Respeito Animal (HVRA).

 

“Ficamos o tempo todo do lado dela durante o jogo, pois ela estava muito assustada e querendo se esconder. Quando soltamos ela para fazer xixi e beber água, acabou acontecendo isso”, disse a tutora da Mel, que precisou fazer uma cirurgia por conta do acidente.

 

De acordo com a médica veterinária Beatriz de Andrade Monte Alegre, do HVRA, durante esses eventos,  os tutores podem acomodar o seu animal em um cômodo em que não haja riscos de se machucar.

 

“Ele pode dispor de brinquedos ou petiscos que o pet goste muito, mesmo que ele não se interesse muito. A companhia do tutor dando apoio ao seu pet é muito importante, é uma maneira de reduzir o estresse. Os animais que passam por esse evento sozinhos é algo aterrorizante e muito traumático”, explica a médica.

 

 

Existem tratamentos e técnicas que podem ser utilizadas antes e durante estes eventos. Eles variam desde programas de  modificação  do comportamento através de exposição controlada e gradativa  ao  som,  enriquecimento  ambiental, roupas calmantes cujo mecanismo se baseia em exercer pressão sobre o corpo do animal e até medicamentos,  como  ansiolíticos  e  feromônios. Os tutores podem se antecipar e solicitar auxílio a um médico veterinário clínico ou comportamentalista.

 

“Em caso de qualquer tipo de acidente o ideal é que o tutor busque por atendimento emergencial. O hospital veterinário respeito animal dispõe de diversas ferramentas e equipe médica preparada para atendê-los em qualquer circunstância, inclusive nos casos cirúrgicos. Os tutores podem contar conosco mesmo durante finais de semana e feriados para o atendimento do seu pet! Temos diversos especialistas em nosso quadro de veterinários parceiros para o atendimento direcionado quando necessário”, completa a médica veterinária.

 

Leia mais:
Hospital Veterinário Respeito Animal presta atendimento completo e humanizado em RP

 


Foto: Pixabay e Divulgação

Compartilhar: