Castração gratuita de cães e gatos segue até o mês de maio

Castração gratuita de cães e gatos segue até o mês de maio

Iniciativa atende mais de 1,3 mil pets; campanha priorizou tutores que recebem até dois salários mínimos

Após o período de inscrições e agendamento para a castração gratuita de cães e gatos, a Prefeitura de Ribeirão Preto deu início aos procedimentos cirúrgicos dos animais de estimação, que seguem até o mês de maio. A iniciativa foi organizada pela Divisão de Bem-Estar Animal, ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e priorizou pessoas que recebem até dois salários mínimos. Cada tutor pôde cadastrar até cinco pets para o procedimento.

 

Conforme explica a chefe da Divisão de Bem-Estar Animal, Viviane Alexandre, são muitos os benefícios para realizar a castração dos animais, como a diminuição do abandono de animais devido a nascimentos indesejados; a redução do risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas, como neoplasias e piometra (infecção uterina); redução de doenças zoonóticas (transmitidas de pets para humanos), como a raiva e a leishmaniose, entre outros.

 

Foram cadastrados mais de 1.300 animais. Para a tutora da cachorra Amora, Carolina Andrade, a castração gratuita foi uma oportunidade que já era esperada pela família. “A Amora foi resgatada da rua e pelo fato de a cirurgia ser muito cara, não tive condições financeiras de castrá-la. Quando fiquei sabendo da campanha que a Prefeitura está realizando, me interessei, inscrevi a Amora e hoje chegou o dia de fazer a castração. A iniciativa é importante porque já tive outros cachorros que tiveram doenças que poderiam ser evitadas se tivessem sido castrados. Sem contar que a castração evita a procriação e abandono de animais”, afirmou Carolina.

 

 

 

Outros benefícios da castração:

 

• Redução no comportamento de cio e prevenção de doenças reprodutivas em fêmeas.

 

• Prevenção de doenças como pseudociese (gravidez psicológica), hipertrofia mamária felina e estro persistente (cio);

 

• Prevenção de distúrbios testiculares em machos (neoplasias, orquites (inflamação do testículo), epididimites (inflamação do epidídimo), além de auxiliar no tratamento de doenças andrógeno-dependentes como a hiperplasia prostática benigna, prostatite crônica (inflamação da próstata), adenoma e hérnia perineal;

 

• Auxílio no tratamento de doenças não relacionadas ao sistema reprodutivo, como diabetes e epilepsia;

 

• Possível redução de comportamentos indesejados como territorialismo, agressividade e marcação de território.

 

Dentre os inúmeros benefícios da castração, destaca-se também a diminuição da superpopulação pet.


Fotos: Guilherme Sircili

Compartilhar: