Cinco coisas que você sempre quis saber sobre seu animal de estimação
Cinco coisas que você sempre quis saber sobre seu animal de estimação

Cinco coisas que você sempre quis saber sobre seu animal de estimação

O médico Gabriel Müller, endocrinologista da Vetplan, conta detalhes que esclarecem questões curiosas

O especialista em saúde animal Gabriel Müller, que atua como endocrinologista na Vetplan, desvenda mitos e verdades do mundo dos animais. Veja cinco questões que trazem detalhes que vão responder diversas curiosidades.

1. Cães e gatos gordinhos são mais saudáveis?

Mito. A ideia envolvida neste assunto muito provavelmente vem enraizada na cultura dos nossos ancestrais.  Olhar para um cão ou gato com o peso levemente acima do ideal pode sugerir algumas pessoas que o animal é saudável e não apresenta problemas de saúde. Porém, sabe-se que o excesso de peso pode ser prejudicial à qualidade e a expectativa de vida dos pets. Alguns estudos indicam que a obesidade pode reduzir o tempo de vida dos nossos companheiros em 10 meses até 3 anos. Além disso, o excesso de peso pode contribuir com fatores de risco para o desenvolvimento de outras doenças como diabetes, desordens hormonais, alterações nos valores de colesterol, alterações articulares e ortopédicas e problemas cardiorrespiratórios.

2. Gatos obesos têm maior chance de desenvolverem diabetes do que os magros?

Verdade. À medida que os bichanos aumentam a gordura corporal e o peso, algumas alterações hormonais importantes se estabelecem. Isso pode levar o pâncreas a um quadro de falência ou insuficiência na produção de insulina, desenvolvendo então algumas formas de diabetes.

A redução de peso nesses animais é muito importante, uma vez que a diminuição destes fatores que levam a tais deficiências melhora a ação da insulina, e diminui o trabalho do pâncreas evitando seu desgaste. 



3. Meu animal é gordinho, mas não come muito. Ele pode ter alguma alteração endócrina?


Sim. Assim como em humanos, alguns animais podem desenvolver falhas na produção de alguns hormônios. Este desequilíbrio pode levar ao acúmulo de gordura, ganho de peso e, além disso, interferir nos processos de sede (aumento), produção urina e fome. As alterações mais relacionadas ao excesso de peso são a síndrome de Cushing (excesso de cortisol) e hipotireoidismo (diminuição dos hormônios da tireoide).

O acompanhamento por um médico veterinário especialista é importante, pois muitas doenças apresentam sinais clínicos semelhantes, e isto pode confundir na hora do diagnóstico.

 4. Não posso oferecer nenhum petisco para o meu cão/gato?

Mito. A oferta de petiscos como recompensas ou agrados não é totalmente proibida. Porém, alguns cuidados devem ser tomados em relação ao tipo de petisco, a frequência e a quantidade. Quanto maior o sobrepeso do animal, menor deve ser a quantidade destes alimentos “extras”. O ideal seria que a quantidade de petiscos ofertada aos pets não ultrapasse 10% do total de calorias necessárias por dia, e que este valor seja diminuído da alimentação total do indivíduo.

Outro ponto importante é qual tipo de alimento pode ser oferecido. Em alguns casos, alimentos com fibras e pouco carboidrato ou gorduras são bem-vindos, pois ajudam a saciar os mais comilões. Já os alimentos gordurosos e muito calóricos como pães, bolachas, açúcares, e até mesmo alguns petiscos específicos para os pets - muito calóricos - devem ser restritos da dieta.

O cálculo da dieta e da necessidade energética diária pode ser feito pelo médico veterinário do seu animal ou por um especialista na área de endocrinologia ou nutrição.

5. E afinal, a castração engorda?

Não, se tomarmos alguns cuidados. Principalmente nas fêmeas, observamos uma maior tendência ao ganho de peso após a castração quando algumas orientações não são seguidas.

Isso se deve a uma leve redução do metabolismo, que antes era estimulada pela ação do estrógeno em equilíbrio com outros hormônios. Esta redução pode levar a um menor gasto calórico pelo corpo, e assim, um maior acúmulo de reservas – gordura.

Portanto algumas dicas podem ser úteis nessa fase do animal:

- Manter uma rotina de exercícios, como caminhadas, corridas, natação ou esteira aquática, jogos de agility e brincadeiras em casa;

- Não ceder aos olhares sedentos por petiscos a qualquer momento. Este ponto é muito importante. Para muitos, uma brincadeira vale mais do que um biscoito;

- Oferecer uma alimentação equilibrada e possivelmente com restrição calórica, de acordo com a recomendação de médico veterinário do seu animal.

VETPLAN
Endereço:
 Rua Triunfo, 1349 - Sala 306 - 3° Andar
Telefone: (16) 3968-3313/ (16) 98157-3391 (Whatsapp)
Site: www.vetplan.com.br


Fotos: Pixabay

Compartilhar: