Fogos de artifício podem prejudicar audição de animais

Fogos de artifício podem prejudicar audição de animais

Comemorações típicas do fim de ano podem provocar mudança de comportamento dos bichinhos; Saiba como minimizar o problema

Na virada do ano, é comum as pessoas comemorarem as celebrações com os fogos de artificio. Porém, esses artefatos podem prejudicar a audição de animais de estimação. O barulho alto e repentino dos fogos causa medo e transtornos nos bichinhos.

Segundo o médico veterinário Renato Borges Nicolau, os animais, principalmente os cães, têm audição com sentido mais aguçado, depois do olfato, ou seja, a sua capacidade auditiva é maior em relação aos humanos. “Eles ouvem quatro vezes mais longe do que nós, por isso não se adaptam ao barulho, que pode agravar ou desencadear doenças neles", afirma.

Além das doenças que podem se agravar nesta época do ano, ele conta ainda que os sons mais distantes podem causar problemas psicológicos, pois o animal associa o barulho com as movimentações extremas e de desordem no local em que se encontra. “Isso faz com que o animal desenvolva um quadro de fobia, ansiedade, tremores, taquicardia, vocalização em excesso e pode chegar ao óbito”, frisa.

Já quando o som dos fogos está próximo ao animal, o transtorno é grande e pode causar a ruptura do tímpano, comprometendo imediatamente a audição do bicho.

Para evitar o medo e minimizar o sofrimento dos animais, o veterinário aconselha a criar métodos para desviar a atenção deles, como pegá-los no colo durante os fogos, evitar alimentá-los durante este período de artefatos, ligar a televisão ou o radio em um volume mais alto do que o barulho externo e enriquecer o ambiente com brinquedos.

E, se nada disso funcionar, é melhor colocar a cama ou casinha dos animais em locais abrigados e seguros, como em cantos de sofá, embaixo de mesas ou camas.

O que deve ser evitado é o acesso dos bichos em locais de riscos, próximos às janelas e perto de piscinas.

“Alguns casos requerem até uma sedação que só poderá ser prescrita e realizada por um Médico Veterinário”, conclui.

Nicolau cita também uma técnica de adestramento aos pets para dessensibilização de diversos medos, que pode ser realizada por um veterinário.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: