Após prisão de Lula, PT de Ribeirão Preto planeja promover ações
Em Ribeirão Preto, houve foguetório para comemorar a prisão do ex-presidente

Após prisão de Lula, PT de Ribeirão Preto planeja promover ações

Partido do ex-presidente, que se entregou à Polícia Federal neste sábado, 7, também concentrará manifestações em Curitiba

O PT de Ribeirão Preto planeja promover ações nos próximos dias em protesto à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele se entregou à Polícia Federal, e já passou a noite de sábado, 7, na Superintendência de Curitiba/PR. Líderes do partido já convocaram militantes para irem à Capital Paranaense.

Membros do PT do município, ouvidos pela reportagem, dizem que o partido está planejando atividades para o longo da semana. Porém, ainda não há informações sobre as ações, que, segundo eles, serão divulgadas nos próximos dias.

Em São Bernardo

O professor ribeirãopretano Fabio Sardinha esteve na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo, no sábado, e acompanhou o ex-presidente antes de se entregar à PF.

Ele diz que Lula estava “tranquilo e sereno” em meio à decisão de se apresentar ou não aos agentes. O professor acredita que o momento entrou para história do país e que representa “a disputa política pautando o judiciário”. “Vamos ter momentos delicados, mas Lula sai maior dessa ação. Cada um de nós é um pouco Lula”, disse.

Condenação

Lula foi condenado em duas instâncias - pela 13ª Vara Federal de Curitiba e pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região - por ter recebido um apartamento tríplex no Guarujá, do empreiteiro Léo Pinheiro, dono da OAS, em troca de favorecimento de contratos da Petrobras para a construtora. O ex-presidente diz que não é dono do imóvel.

Vigília por Lula

Em Curitiba, na noite deste sábado, já houve uma manifestação realizada pelo PT em frente à Superintendência da PF, no Paraná. A presidente do partido, a Senadora Gleisi Hoffman convocou, pelas redes sociais, militantes para irem para lá. “Pela liberdade dele. Curitiba será centro político de nossas ações”, disse.

Já o senador do Rio de Janeiro Lindbergh Farias disse que realizará atos em Curitiba todos os dias durante a semana. “Todo dia vai chegar caravana nova. É importante que saibam que não vão nos intimidar. É uma campanha denunciando o que aconteceu hoje [sábado, 7]. Vão ter que entender que terá manifestação em Curitiba todos os dias. O que houve neste sábado foi um escândalo”, declarou o senador.

Foguetório em Ribeirão Preto

Enquanto isso, manifestantes favoráveis à prisão do ex-presidente soltaram fogos em comemoração ao ocorrido. Por volta das 21h, houve uma queima de fogos no cruzamento das avenidas Presidente Vargas com a João Fiúsa, na Zona Sul. Além disso, após Lula se entregar à PF, por volta das 19h, fogos foram escutados em diversos pontos da cidade.


Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Compartilhar: