Câmara de Ribeirão Preto nega proposta de sabatina de secretários indicados por prefeito
Vereadores vetaram proposta que pedia que indicados para ocupar vaga de secretário passassem por sabatina da Câmara Municipal

Câmara de Ribeirão Preto nega proposta de sabatina de secretários indicados por prefeito

Os parlamentares acreditam que o cargo é de confiança e não necessita de ser avaliado por outro Poder

A Câmara de Ribeirão Preto negou, em sessão extraordinária realizada na terça-feira, 24, a proposta de que os secretários municipais indicados pelo prefeito passem por sabatina dos vereadores. Os parlamentares acreditam que o cargo de secretário é de confiança do prefeito e não necessita de ser avaliado por outro Poder.

A proposta do vereador Rodrigo Simões (PDT) previa que, assim que o nome de um secretário fosse indicado, deveria passar, previamente, por uma discussão no plenário da Câmara. Segundo o autor da proposta, a emenda tem como objetivo valorizar as ações do Legislativo, respeitando a autonomia do Executivo.

No entanto, os parlamentares vetaram a proposta por 16 votos a nove. Para ser aprovado, o projeto de emenda a Lei Orgânica do Município deveria obter ao menos 18 votos. A sessão passou por uma pausa de 10 minutos para que os vereadores pudessem discutir o tema. Isso porque, poderia ser questionada a constitucionalidade da medida, pois teria a chance de ser caracterizada a ingerência do Poder Legislativo sobre o Executivo.

“O Plenário tinha dúvidas, e nós respeitamos a decisão tomada pelos vereadores. Infelizmente, não passou, e vamos seguir em frente. Acredito que seja um projeto para auxiliar o Executivo em suas indicações”, declarou o autor do projeto ao término da sessão.

Festival da Cerveja Artesanal

Ainda, na sessão desta terça-feira, foi aprovado o projeto do vereador Jorge Parada (PT) que institui o Festival de Cerveja Artesanal de Ribeirão Preto. O objetivo é impulsionar o município como centro produtor e distribuidor de cervejas artesanais. O projeto, que foi aprovado por unanimidade, deverá passar por avaliação do prefeito Duarte Nogueira (PSDB).


Foto: Newton Barbosa/Câmara Ribeirão

Compartilhar: