Câmara de RP quer incluir todas as pessoas com deficiência na lista de prioridade da vacinação

Câmara de RP quer incluir todas as pessoas com deficiência na lista de prioridade da vacinação

Proposta do legislativo de Ribeirão Preto quer ampliar a variedade de pessoas com deficiência que receberão a vacina contra a Covid-19

Foi aprovado na sessão desta quinta-feira, 6, na Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto, um projeto de lei que visa incluir todas as pessoas com deficiência no grupo prioritário para a imunização contra a Covid-19.

De autoria do vereador Paulo Modas (PSL) a proposta segue agora para sanção ou veto do prefeito Duarte Nogueira (PSDB). O texto autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a utilizar as doses "remanescentes dos imunizantes destinados às pessoas pertencentes aos grupos prioritários que não tenham ido ou retornado à unidade de saúde para receberem a imunização".

Segundo o projeto, devem ser inclusas as pessoas com deficiências, maiores de 18 anos com comprovada vulnerabilidade e dificuldade de utilizar as medidas protetivas. Na justificativa, Modas toma como base a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

De acordo com essa lei federal, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Estado

No dia 20 de abril, o governo do Estado de São Paulo divulgou um novo o novo cronograma de vacinação contra a Covid-19 para o mês de maio. Nessa lista, estavam inclusas as pessoas com síndrome de down, pacientes renais, transplantados além de outras categorias.

Cronograma estadual

60, 61 e 62 anos:  6 de maio
Pessoas com síndrome de down (18 a 59 anos): 10 de maio
Pacientes renais em diálise (18 e 59 anos):  10 de maio
Transplantados imunossuprimidos (18 a 59 anos):  10 de maio
Metroviários e ferroviários:  11 de maio
Motoristas e cobradores de ônibus: 18 de maio


Foto: Câmara Ribeirão Preto

Compartilhar: