Candidatos à Prefeitura de Ribeirão registraram o voto na manhã deste domingo

Candidatos à Prefeitura de Ribeirão registraram o voto na manhã deste domingo

Maioria dos candidatos declarou que irá respeitar o resultado das eleições, mas não descartam erros na pesquisa de intenção de votos

Os nove candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto compareceram aos locais de votação na manhã deste domingo, 15. Os postulantes ao posto de chefe do Executivo foram às urnas entre às 9h e 12h. A maioria declarou que irá respeitar o resultado da apuração de votos, porém, não demonstrou total confiança na pesquisa do Instituto Ibope, divulgada no sábado, 14.

Segundo o levantamento, os candidatos Duarte Nogueira (PSDB) e Suely Vilela (PSB) devem disputar o segundo turno.  A consulta foi realizada pelo Instituto Ibope, encomendada pelo grupo EPTV e divulgada no Jornal da EPTV2. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de novembro e ouviu 504 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de 4% para mais ou para menos. E o nível de confiança da consulta, tirando a margem de erro, é de 95%.

Confira como foi o voto de cada candidato:

Duarte Nogueira (PSDB)

O atual prefeito e candidato à reeleição, Duarte Nogueira (PSDB), votou no colégio Marista, no centro de Ribeirão Preto, às 10h. Ao lado de apoiadores e do candidato à vice, Daniel Marques Gobbi (PP), Nogueira disse que irá respeitar o resultado das eleições, mas acredita que a pesquisa do Ibope não representa fielmente a realidade.

"Estou bastante confiante , animado e feliz. Quero agradecer a todas as pessoas que torceram por nós e vão votar na gente. Agradecer a confiança pelo reconhecimento do trabalho feito. [...] O Ibope nunca foi generoso comigo em Ribeirão, nem em 2012, nem 2016 e creio que em 2020 também não. Estou muito confiante de que a nossa votação vai ser bem maior daquilo que o Ibope ontem projeto. É algo que não depende de mim, mas dos eleitores, e eu sou muito respeitoso em relação à decisão da democracia", comentou Nogueira. 

Suely Vilela (PSB)

A candidata do PSB, Suely Vilela, que ocupa a segunda posição na pesquisa de intenção de votos do Instituo Ibope, votou às 9h30 na Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, no Jardim Irajá.

"Nós estamos muito otimistas, porque os resultados das pesquisas mostram que eu sou a candidata que mais cresceu e a que tem a menor rejeição. Nós temos uma tendência de crescimento e é isso que nos dá esse otimismo. E também o que nós visualizamos nesse resultado é que o eleitor está se identificando com as nossas propostas, e isso é muito gratificante. Vamos aguardar o resultado e depois comemorar após a apuração dos votos", disse Suely.

Cris Bezerra (MDB)

Cris Bezerra, do MDB, votou às 11h30, na Escola Estadual João Augusto de Melo, no Jardim Independência. A candidata do MDB comentou que respeitará o resultado das eleições, mas que aguarda o resultado da contagem de votos. 

"Foi uma campanha maravilhosa e propositiva. As pessoas entenderam a minha mensagem, entenderam o amor que eu tenho por Ribeirão Preto. E eu espero exatamente isso, que elas tenham entendido. [...] Estou com uma grande tranquilidade de quem caminhou por essa cidade, que esteve com as pessoas mais simples, com empresários e comerciantes. E essa campanha me aproximou ainda mais dessa realidade, de uma Ribeirão Preto tão ferida e que precisa de tanto carinho", afirmou Cris.

Fernando Chiarelli (Patriota)

Fernando Chiarelli votou na Escola Estadual Alberto Santos Dumont, no Sumarezinho, zona Oeste de Ribeirão Preto, ás 9h. O candidato chegou ao local de máscara, mas ao registrar o voto na urna eletrônica, retirou a proteção obrigatória.
 
À imprensa, o candidato criticou a pesquisa Ibope divulgada no sábado, 14. Segundo o Instituto, Chiarelli estaria na terceira posição, atrás de Nogueira e Suely Vilela, além de perder para o atual prefeito em um eventual segundo turno.

"A eleição será fraudada, não só pela apresentação de mentiras ao povo como também pela fraude nas urnas eletrônicas. É lamentável o que estão fazendo com o Brasil. O Brasil vai acabar desse jeito. A gente espera que uma força intervenha e tome providência. É evidente: são bairros inteiros, ruas inteiras, quarteirões inteiros votando no Chiarelli", criticou.

Antônio Alberto Machado (PT)

Machado, candidato pelo Partido dos Trabalhadores, também votou na Adevirp, mas ás 9h. O candidato declarou que, se eleito, fará um governo voltado para a população carente, minorias e com interesse na melhoria dos serviços públicos.

"A nossa expectativa nesse primeiro turno é que a população de Ribeirão Preto faça uma boa escolha, porque há dois projetos em jogo, um mais elitista, sem participação popular e muito comprometido com o mercado. E um projeto mais popular, democrático, de mais direitos, melhores serviços públicos e distribuição de renda. Então, tenho esperança que a população faça a opção no sentido dessa mudança", comentou o candidato.

Coronel Usai (PRTB)]

O candidato do PRTB, Coronel Usai, votou às 10h30, na escola Waldorf Guimarães Rosa, na City Ribeirão. Segundo pesquisa Ibope, Usai ocupa a sexta posição na disputa pela Prefeitura, com 4% das intenções de voto.

Mauro Inácio (PSOL)

O candidato do PSOL, Mauro Inácio, votou na Escola Municipal Dom Luís do Amaral Mousinho, nos Campos Elíseos, às 10h. O candidato declarou que pretendia levar uma mensagem à classe trabalhadora e à população periférica da cidade e que termina a campanha com sentimento de dever cumprido. Tivemos uma campanha muito positiva, a nossa política foi colocada com muita clareza e com muitas propostas. Procuramos atender a expectativa da classe trabalhadora e dos trabalhadores da periferia. Agora esperamos o resultado e que as urnas respondam às nossas expectativas. Porém, amanhã seguiremos na luta, ganhando ou não. O resultado para nós já é vitorioso porque a mensagem já foi enviada. Vamos combater o conservadorismo político e o bolsonarismo", ressaltou 
Inácio.

Vanderley Caixe (PC do B)

Outro candidato que registrou voto no colégio Marista, foi Vanderley Caixe, do PC do B. O candidato ressaltou que foi muito bem recebido pela população durante a campanha e que aguarda a resposta nas urnas.

"Eu tenho as melhores expectativas para a votação de hoje: as urnas vão expressar toda a receptividade que encontrei ao longo da campanha. Independente da escolha de cada um, espero comparecimento eleitoral e que os ribeirãopretanos e ribeirãopretanas votem com consciência e com esperança. O dia de hoje exige isso."

Emilson Roveri (Rede)

O candidato Emilson Roveri, do Rede Sustentabilidade, votou no Centro Universitário Barão de Mauá, na região central, às 10h. Roveri criticou a margem de erro das pesquisa eleitorais e acredita ter mais votos do que os apurados pelo Ibope.

"Essa eleição está sendo atípica, mas está correndo dentro da normalidade. As pesquisas divulgadas possuem margem de erro muito grande o que prejudica os candidatos com um dígito em percentual. Acredito que a escolha pela nossa candidatura será maior do que o apresentado por essas pesquisas tendenciosas", declarou.

Leia mais:

Nogueira e Suely devem disputar o segundo turno, aponta Ibope


Foto: Divulgação

Compartilhar: