Candidaturas a vereador popularizam apelidos e divulgam profissões

Candidaturas a vereador popularizam apelidos e divulgam profissões

Na lista de candidatos de Ribeirão Preto estão quatro cabeleireiros, uma cabeleireira, 14 professores e um burro

A lista com os nomes dos candidatos e dos apelidos pode ser consultada no site do TSEEle chamou o eleitor de abestado e foi o mais votado. Também disse que era para votar no Tiririca que "pior que tá não fica". Foi assim, com seu apelido já famoso que Francisco Everardo Oliveira Silva - Tiririca - foi eleito e reeleito deputado federal, em 2010 e 2014. Na maioria das cidades brasileiras os apelidos são bem menos famosos, mas também podem levar à eleição. A vereador, pelo menos. Em Ribeirão Preto são dezenas os que se utilizam de apelidos nas urnas.

Por Ribeirão Preto, um candidato utilizou, antes do início da campanha eleitoral, uma espécie de chapéu estilizado com uma cabeça de burro. Despertou a curiosidade de muita gente que, claro, já imaginava que fosse mesmo uma pré-divulgação de candidatura. Com a divulgação da lista de candidatos pela Justiça Eleitoral foi confirmado o nome dele como candidato. Carlos Burro é o apelido de um dos que querem ocupar uma cadeira na Câmara Municipal.

Este é apenas um dos exemplos, mas há muitos outros. Desde simples apelidos a informações sobre profissões ou ocupações como empresários e autônomos. Na lista há quatro cabeleireiros e uma cabeleireira. Os professores são 14 e os pastores, quatro. Tem gente que trabalha na saúde, como a Cleusa da Saúde e o José do HE (Hospital Estadual) e gente que atua no lazer das crianças e atende por Cristiane do Trenzinho.

Até soa estranho, mas na lista de candidatos há uma Adriana Jorge “Diabetes e Você”. Tem gente de bairros, como a Jéssica do Ipiranga, Paulinho do Quintino II ou o José Carlos Cajuru. E também religiosos, como a Irmã Nadir e o Irmão Fábio.

Os empreendedores são muitos. A Janaína Açougueira é uma das que empreendem na cidade. Na lista está ainda a Drica do Mercadinho, o João do Bar, o Gilney das embalagens e o Chico da Fazendinha.

O fato é que alguns que se utilizaram de apelidos acabaram chegando ao poder ou pelo menos atingiram suplências que permitiram exercer o mandato mesmo que por alguns dias ou meses.

A lista de apelidos é grande, mas pode ser consultada no site de divulgação de candidaturas do TSE. No mesmo local podem ser consultados os bens dos candidatos e as suas respectivas prestações de contas.


Foto: Alexandra Martins/Câmara dos Deputados

Compartilhar: