Chiarelli quer ser candidato, mas Alexandre afirma que não renunciará
Chiarelli que ser candidato, mas Alexandre afirma que não renunciará

Chiarelli quer ser candidato, mas Alexandre afirma que não renunciará

Ex-deputado quer criar jurisprudência para o caso e diz que vai a última instância; porém, Alexandre não quer renunciar, e garante que tem apoio do PT do B

O ex-deputado federal Fernando Chiarelli, do PT do B, fez pronunciamento nesta quarta-feira, 21, afirmando que será o candidato do partido na disputa pela Prefeitura de Ribeirão Preto. Porém, o candidato da legenda na disputa, Alexandre Sousa, nega que renunciará a candidatura.

Chiarelli sustenta a tese de que a troca pode ocorrer em casos de ameaça de morte, a qual ele afirma que Alexandre teria sofrido na última segunda-feira, 19 - inclusive com registro de boletim de ocorrência sobre o caso - e, por isso, ele alega o motivo da substituição, pois considera que neste caso, “a morte seria iminente”, e ele não pode por um “amigo e pai de família”, no caso Alexandre, “em perigo” nesta situação.

“Passaram aqui na frente e disseram: ‘cala a boca, você vai morrer!’, isso para quem tem família é muito forte”, afirmou o ex-deputado, que teria aconselhado Alexandre a fazer um pedido unilateral de renúncia, e defende que há casos de jurisprudência sobre situações como essa, mas que se não houver, irá criar uma, e promete ir até ao Superior Tribunal Federal, caso a candidatura, se ocorrer, seja impugnada.

Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), substituições em chapas só poderiam ocorrer até 20 dias antes das eleições, a não ser em caso de morte dos candidatos. Como neste ano o primeiro turno ocorre no dia 2 de outubro, a data limite venceu no dia 12 de setembro.

Entretanto, em contato com a reportagem do Portal Revide, Alexandre afirmou que não irá pedir a renúncia, pois ele garante que tem o apoio do partido – o PT do B -, e que conseguiu sair do nono lugar para o quarto nas pesquisas eleitorais. Após a informação, Chiarelli não foi localizado pela reportagem para comentá-las.


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: